A Maternidade Dona Evangelina Rosa entra no ritmo da dança PNH e começa a efetivar o Dispositivo Gestão Participativa

12 votos

 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, Teresina – Piauí ,entra no ritmo da dança PNH e começa a efetivar a Gestão Participativa ou Co-gestão.

               

 

Os passos começaram a se desenvolver em uma grande roda, com a participação de todo o seguimento profissional da instituição, inclusive coordenadores, supervisores e a Direção Geral. O acontecimento foi em outubro de 2009 e teve como facilitador e convidado o Dr. José Ivo. Logo em seguida, por sugestão do mesmo, a Câmara Técnica de Humanização(C.T.H.) chamou à atenção do seu corpo de colaboradores já com o intuito de despertar em todos a importância e a necessidade da implantação deste colegiado no espaço institucional. Para materializar essa sugestão foi elaborada a estratégia de confecção de cartazes e a utilização do serviço de som na instituição. Sentido a necessidade de implantar este dispositivo, a C.T.H. retomou as  discussões no dia 20 de Abril de 2010 e realizou uma oficina, quando contou com a presença do membros do Comitê Estadual de Humanização. Participaram, ainda  do evento a Coordenadora da Política Estadual de Humanização(P.E.H.), Drª Ana Eulálio; a Professora, Mestre e Assistente Social Lúcia Vilarinho; Coordenadora da Escola de Governo do Estado Emília Alves Sousa e Soraya Maria, Apoiadora institucional da PNH e Solange Maria Soares, Assistente Social da referida instituição onde se deu o evento. O objetivo principal foi o de suscitar a discussão sobre o tema, estimular os colaboradores da instituição e possibilitar a formalização desse colegiado. 
                                                                                                                                             
Sentimos, nesta oficina, a necessidade de se estabelecer uma nova data para uma discussão mais aprofundada, quando a pauta versará sobre a construção do processo de efetivação desse dispositivo dentro da instituição de saúde. Essa comunicação, com troca de idéias e opiniões, com o envolvimento de todos, é fundamental para a harmonia tão necessária a todos os passos da dança PNH, na nossa Instituição. Precisamos ampliar nossas possibilidades, fortalecer as nossas iniciativas, garantindo, dessa forma, sucesso absoluto à Gestão Participativa e vida longa a essa política que oferece tantos benefícios.