Pomerode mobiliza-se no Médio Vale do Itajaí SC

10 votos

Continuam as mobilizações no Médio Vale do Itajaí em favor da PNH, agora foi a vez do município de Pomerode. Realizamos no dia 21 05 2010 a primeira grande roda para falar da PNH. Para tanto reunimos com a liderança do Coordenador da Atenção Básica Municipal Gilberto Lopes Gonçalves e da Enfermeira Kelly Dalmamm e apoio da Secretária Municipal de Saúde Maria Regina Souza, reunimos trabalhadores de diversas categorias e instituições da saúde pública local, incluindo o Hospital.
Como início dos trabalhos, apresentamos uma fala geral sobre a PNH seus princípios e diretrizes e os dispositivos.


Em seguida já em roda abordamos o método da PNH e propusemos a formação de um grupo de trabalho com a perspectiva de colocar o processo de trabalho em análise com a finalidade de fazer valer os princípios da tríplice inclusão, transversalidade, autonomia e protagonismo dos sujeitos. Um ponto importante deste momento foi a colocação da questão da representação que está incluída neste espaço da roda, que cada um sairia com a tarefa principal de fomentar rodas locais e representar este coletivo neste espaço.
Com a proposta inicial de encontros mensais, o grupo falou um pouco do que dá certo na saúde do município, ou seja, as potencialidades deste sistema público de saúde, cada unidade ali representada descobriu-se com muitas potencialidades.
Em seguida concluíram que um grande nó para colocar em debate é a marcação de consultas de especialidades e a demanda do Pronto Atendimento do Hospital.
Neste momento várias falas aconteceram no sentido do aumento da oferta de consultas, o que acabamos concluindo que isto só faria reproduzir um modelo hospitalocentrico, baseado na consulta médica, uma proposta a ser ponderada será uma análise de quais especialidades há maior necessidade de consultas e da possibilidade de um matriciamento destes especialistas para a equipe.
Assim o grupo acordou como tarefa debater em seus coletivos locais suas potencialidades e problemas tendo em vista propostas de soluções para os mesmo, julgando a governabilidade do grupo sobre o mesmo focando neste primeiro momento na resposta para as seguintes perguntas:
O que se faz de melhor nesta unidade de saúde?
Como potencializar a comunicação da equipe com a população local?
Como é a marcação de consultas nesta unidade? Que problemas advêm desta forma de trabalho?
Muita potência, muita força e vontade de investir na PNH, têm nesta roda.

Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC