Hospital Geral do Estado de Alagoas cria Grupo de Humanização

13 votos

Neide Brandão

Seguindo as exigências do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), do Ministério da Saúde, o Hospital Geral do Estado (HGE), por meio da Unidade de Urgência e Emergência, criou o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), que trabalha em prol de ações que contribuam para um melhor atendimento à saúde, desenvolvendo e avaliando projetos de humanização no hospital.

De acordo com o coordenador eleito, o médico Sérgio Lira o objetivo maior do grupo é criar um atendimento com excelência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os desafios são muitos, mas, a vontade e a determinação de oferecer um serviço com mais qualidade é a nossa grande meta. A equipe do GTH chega para revelar novos caminhos e gerar junto com todos os outros envolvidos, novas formas de olhar e fazer atenção e gestão em saúde,” destacou.

O grupo é formado por profissionais das mais diversas áreas de atuação profissional na instituição, com médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros, serviço administrativo, entre outros, o que facilita a integração para desenvolver iniciativas que solucionem os problemas existentes em cada setor da unidade de Saúde.

Para este ano a meta é manter as intervenções para melhoria da qualidade da internação dos pacientes e também ações para a valorização do trabalhador. O coordenador afirma que o grupo de humanização traz benefícios para o serviço e para os trabalhadores, através de ações capazes de melhorar os acessos aos atendimentos e a qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS.

“É preciso colocar no cotidiano o princípio da universalidade do acesso. Todos os cidadãos têm direito aos serviços de saúde. No sentido geral, o objetivo do grupo de humanização é conduzir um processo permanente de mudança da cultura de atendimento à saúde, e promover o respeito à dignidade humana,” disse.

Os profissionais do hospital interessados em discutir os serviços prestados, a dinâmica das equipes de trabalho e a relação estabelecida entre trabalhadores e usuários dos serviços de saúde podem participar do GTH. O processo de reflexão coletiva, de acordo com o gerente geral, Carlos Alberto Gomes, conduz a mudanças positivas no funcionamento do HGE. “O GTH é um dispositivo criado com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde,” afirmou.