EM DEFESA DO SUS : Ferramentas Jurídicas

16 votos

 

Companheiros da RHS,

  Neste momento o SUS- Natal se mobiliza para repudiar a  INTENÇÃO de privatização de alguns serviços de saúde municipais, e denunciar também o descaso  da Prefeitura, na falta de material básico que dê suporte mínimo aos atendimentos nas UBS e, principalmente nas Unidades PSF. Estamos tendo apoio de Francisco Batista Júnior (CNS) que vém acompanhando a situação muito de perto,  pela “ Tecendo-Redes-pnh”.  Divulgo aqui, material que estamos recebendo  para estarmos melhor instrumentalizados nesta luta. 

Trata-se  no ANEXO 2 , como o próprio Júnior explica  de  “ um rápido resgate do debate conceitual sob a ótica jurídica, que estamos realizando no Conselho Nacional de Saúde sobre a privatização da gerência dos serviços da rede SUS, através de OSs, OSCIPs e similares. É importante deixar claro que o texto, apesar de ser geral e abrangente em relação aos processos de privatizações de gerência dos serviços do SUS, faz uma referência específica ao que acontece nesse momento em Natal, daí a citação do seu Conselho Municipal de Saúde. Não nos iludamos e não subestimemos a capacidade e a audácia dos vampiros do SUS. Para eles, tudo, mas tudo mesmo que houver no SUS, é motivo para exploração mercantilista e patrimonialista”.

No  ANEXO 1  está um Parecer elaborado pelo CNS em 2005 que, de forma  bem clara e objetiva apresenta COMPARATIVAMENTE a síntese dos diferentes modelos de Gestão do SUS, das OS e da OSCIPs.  Além disso dá ênfase  aos problemas advindos da adoção de OSs e Oscips para a administração pública e para o SUS.

É PRECISO QUE FAÇAMOS UM MOVIMENTO UNIFICADO DE REPERCUSSÃO NACIONAL EM TODOS OS ESTADOS, VAMOS PENSANDO NISSO  AQUI PELA RHS !?

Um Abraço,

Shirley  Monteiro