A Cidade do Homem Nu – Flávio de Carvalho

12 votos

 

Fui `a exposição de Flávio de Carvalho no MAM em São Paulo. Eis que me deparo com idéias espinosistas e nietszchianas sobre os homens e suas moradas.

O arquiteto, pintor, desenhista, "performer" ( e isso em 1930! ) idealizou um projeto de uma cidade com "um urbanismo pensado para uma humanidade despojada ( despida ) da construção cultural do corpo". A "cidade do homem nu" foi idealizada por ele como um espaço "livre para raciocinar e pensar, para começar um contínuo e irrefreável processo de curiosidade, mudança e transformação pessoal". E ela seria construída nos trópicos, procurando o primitivo, livre de tabus ocidentais. Toda feita em círculos concêntricos: um "centro de ensino", um "centro de parto", um "laboratório de erótica", um "centro religioso" e um imenso "centro de pesquisa", onde os cidadãos descobririam o prazer de viver, a criação de coisas, o entusiasmo pela produção, o amor pelo universo. Enfim, um modo de vida ausente nas cidades do presente e sempre negado aos seus habitantes, dentro da divisão burguesa do trabalho, que limita o gasto de energia das populações.

A idéia era, em outras palavras, catalisar as energias localizadas entre a psique do sujeito e o impulso de seu desejo. "Ao entender a experiência da sexualidade como uma especie de libido sem perspectiva determinada – isto é, sem um desejo construído -, porém justamente como uma experiência contínua, rizomática, que se bifurcaria dentro do lab. de erótica de acordo com a subjetividade do indivíduo, ele parecia propor, já em 1930, um "plano diretor" que romperia com toda sexualidade normativa".

E suas performances? Idealizou um saiote para os homens, vestimenta mais confortável para os calores dos trópicos ( antes de Caetano vestir a sua famosa saia!!! ). Saiu com esta roupa em pleno centro de São Paulo e foi seguido por jovens, mulheres e até alguns executivos!!!  Saiu numa procissão de corpus cristi, andando no sentido contrário ao da maioria. A multidão ( católica! ) gritava: "lincha, lincha!"

Foi preso várias vezes em função de seu espírito transgressor!

 

Fui imediatamente contagiada pelas imagens e idéias desta exposição. Foi uma tarde de utopia e sonho.

Puro ACONTECIMENTO…DEVIR…