Uma “Farinhada” para promover a vida dos usuários em situação de tratamento da tuberculose

10 votos

A Articulação Nacional de Educação Popular e Práticas na Saúde (ANEPS), em parceria com o Programa Cirandas da Vida, Distrito de Saúde da SER I e o Projeto 4 Varas realizará, dia 18 de Junho, de 14:30 as 16 horas, no Projeto 4 Varas (Rua Profeta Isaias, 456 – Pirambu, Fortaleza-Ce.) a Farinhada de saberes e práticas, para apresentação de experiências, debater as estratégias e desencadear ações, com vistas a redução do abandono ao tratamento da Tuberculose por parte dos usuários do território da Secretaria Executiva Regional I – SER I – Prefeitura de Fortaleza. 

O referido evento é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde – CONASS, em parceria com a Universidade de Toronto, Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, Secretaria de Estado da Saúde do Ceará e Secretarias Municipais de Saúde de vários municípios, dentre eles Fortaleza, que no intuito de melhorar a Atenção Básica no Estado, vem desenvolvendo o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária em Saúde (AGAP), por meio do qual estão sendo desenvolvidos dois projetos de intervenção para o município de Fortaleza. Um dos projetos tem como foco a questão da Tuberculose e o abandono ao tratamento pelos usuários no território da Regional I.

Uma das estratégias propostas no projeto de intervenção na SER I compreende: “Estabelecer meios eficazes de mobilização e comunicação.“ A estratégia envolve diversas atividades de mobilização e comunicação, tais como: realizar uma “farinhada” com a ANEPS e Cirandas da Vida, assim como Identificar e utilizar os meios de comunicação existentes nas comunidades, realizar parceria com a UECE, para utilização da ferramenta da “Web Rádio”, envolvendo os trabalhadores de saúde e movimentos sociais, dentre outras.

De acordo com dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza), foram registrados no território da SER I, em 2009 343 casos novos de Tuberculose, com 30 óbitos e 43 abandonos ao tratamento. Em Fortaleza, considerando as seis regionais foram registrados em 2009, 1975 casos novos com 164 óbitos e 170 abandonos. Os dados demonstram que os óbitos estão diretamente relacionados com o abandono ao tratamento.

A Farinhada faz uma conexão com os movimentos e práticas de educação popular em saúde. E o que significa farinhada? Trata-se de um resgate do termo tradicional como herança cultural do saber-fazer da farinha, a farinhada, que é uma herança da cultura indígena absorvida pelos portugueses no período colonial e mantida como expressão cultural dos pequenos agricultores até aos dias atuais, num processo de transformação da mandioca, intercambiado com o tradicional e o moderno. Os agricultores familiares se reúnem de forma solidária para produzir a farinha, a tapioca e o beiju em rituais que intercalam o trabalho com cantos e brincadeiras, traduzindo um fazer prazeroso entre compadres e comadres. Trazendo essa dimensão para a cidade, a farinhada ressignifica esse fazer prazeroso, na forma de partilha das vivências e experiências de cada grupo ou movimento.

A troca de experiências dos saberes e práticas no território da SER I, na lida com a doença, considerando ainda o aprofundamento da questão e as estratégias para evitar o abandono ao tratamento vai ao encontro do esforço comum e necessário de mobilizar para o conhecimento, evitar os agravos e conseqüentes óbitos que o abandono ao tratamento da Tuberculose acarreta. Neste caso, “o fazer prazeroso” significa evitar que vidas sejam perdidas por falta de informação, ignorância e descaso dos usuários, parentes e comunidades sobre esses agravos. Importante ainda acentuar a implicação que toda a rede de saúde tem, na perspectiva do cuidado e do acolhimento, na vigilância, eficácia e efetividade para que nenhum usuário interrompa o tratamento.
 

Elias José da Silva – Educador Popular, militante da ANEPS e coordenador do Programa Cirandas da Vida/Sistema Municipal de Saúde Escola/SMS.

Maria Rocineide Ferreira da Silva – Professora do Curso de Enfermagem da UECE – Universidade Estadual do Ceará e militante da ANEPS. 
  Por Elias José da Silva e Maria Rocineide Ferreira da Silva

Contato: Elias (85) 91917475 e Profª Rocineide (85) 96133221