PALAVRAS EM RODAS

11 votos

 Em Joinville-SC movimentos coletivos estão acontecendo para a Organização da Rede de Atenção Psicossocial do município. Em outubro de 2009 realizou-se a I Oficina de Organização da Rede de Atenção Psicossocial com a participação de Sandra Fagundes, Psicóloga e Consultora do Ministério da Saúde. A partir disto foi criado um Grupo de Condução formado por trabalhadores da saúde mental representantes dos serviços substitutivos e da Atenção Básica com o objetivode compor um coletivo para elaborar um projeto, agora denominado “Plano de Intervenção”, para identificar nós críticos e potencialidades e intervir sobre os problemas de atenção e gestão dos processos de trabalho. O Plano tem atividades para dois anos, 2010 e 2011, e neste mês será apresentado aos gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville para validação.

Em março de 2010 aconteceu a II Oficina: “A Rede que temos e a Rede que queremos”, fundamentada na diretriz da Política Nacional de Humanização – PNH: Redes e Produção de Saúde. Neste encontro mapas da rede de serviços de saúde mental foram construídos, identificando os nós críticos e potencialidades. O grupo ali presente teve como tarefa replicar a II Oficina em seus territórios junto aos trabalhadores.

Em seguida o objetivo foi apresentar os movimentos vivenciados neste processo na III Oficina que aconteceu no dia 11/06 no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville, onde esteve presente Patricia Campos – Consultora da PNH do Ministério da Saúde, a nossa querida Pat, para falar sobre o “Método de Trabalho para a Construção da Rede de Atenção Psicossocial e a Função Apoio”, o método da roda, como Patricia bem apresentou em seu post aqui na RHS: “Troca de experiências e rodas de conversa: palavra de ordem em Joinville-SC”.

Uma de minhas tarefas como membro do Grupo de Condução e apoiadora institucional da PNH foi fazer a replicação da II Oficina no meu local de trabalho, Regional de Saúde Aventureiro (Atenção Básica), junto com meus colegas de equipe: Angela Maria Hoepfner (Psicóloga, membro do Grupo de Condução, Formadora e Apoiadora Institucional da PNH), Cristiana da Rosa (Terapeuta Ocupacional e apoiadora institucional) e Rui Arsego (psiquiatra).

Confesso que foi lindo ver a MovimentAção dos coletivos. Este foi e está sendo um trabalho que reencanta a cada dia e me faz ficar ainda mais enamorada pelo SUS, esse mocinho de 20 anos. O mais incrível foi ver os nós críticos transformarem-se em potencialidades. Ao final de todos os encontros a sensação que os trabalhadores descreviam era da voz que foi ouvida. Abaixo segue o vídeo da vivência nos vários territórios da Regional de Saúde Aventureiro, tão diferentes e ao mesmo tempo tão semelhantes. Fico encantada cada vez que assisto, vamos ver vocês…

Há-braços,
Juliana Prebianca – Psicóloga e Apoiadora Institucional da PNH
Joinville-SC