PNH PROMOVE O II ENCONTRO COM COORDENAÇÕES e/ou REPRESENTAÇÕES DE HUMANIZAÇÃO DAS SES E SMS/CAPITAIS

13 votos

Dando sequência às discussões que ocorreram em Brasília nos dias 14 e 15 de abril de 2010 acontecerá o II ENCONTRO COM COORDENAÇÕES e/ou REPRESENTAÇÕES DE HUMANIZAÇÃO DAS SES E SMS/CAPITAIS. Para tanto, já estão ocorrendo as etapas regionais preparatórias para esta segunda reunião, a qual também será em Brasília, nos dias 23 e 24 de setembro.

Assim como em sua primeira edição, o encontro contará com financiamento logístico pela Política Nacional de Humanização em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde.
Os coletivos regionais, como atividade preparatória para o segundo encontro, estão organizando as discussões sobre a função apoio, baseadas em experiências já finalizadas ou em vigência atualmente nos territórios. Alem da função apoio, outras pautas sobre o funcionamento da PNH em nível locorregional também estão em discussão.
O movimento de criação de um espaço de gestão compartilhada da política vem ganhando força através da mobilização que os coletivos regionais têm feito para garantir em seus encontros tanto o mapeamento e fortalecimento das ações de humanização nos territórios quanto a análise de qual institucionalidade a PNH vem gerando através de seu método de trabalho, sendo que esta foi a pauta central do primeiro encontro.
A metodologia do segundo encontro, baseada nas experiências de apoio institucional guiadas pela PNH, segue em construção buscando olhar para o que os coletivos regionais vêm apontando em suas frentes de trabalho, sendo elas o Plano de Qualificação das Maternidades, os processos de formação de formadores e apoiadores institucionais da PNH, a frente saúde-trabalho, entre outras.
Vale lembrar que a organização do segundo encontro busca compartilhar seu modo de funcionar com coordenadores regionais, consultores e demais trabalhadores da PNH, afirmando o caráter coletivo da construção deste espaço.