Escola Municipal Valter Alencar discute com o seu coletivo de trabalho a Humanização na Educação

12 votos

       A E.M.Valter Alencar situada na zona leste de Teresina, realizou no dia 29 de junho de 2010, uma roda de discussão a partir da palestra “A Humanização na Educação”, proferida pela assistente social Emília Alves de Sousa, apoiadora institucional da política estadual de humanização .

      A iniciativa partiu do projeto de intervenção Humanização na Educação Municipal de Teresina: Um projeto que dá certo, desenvolvido pelas acadêmicas de Serviço Social do Instituto Camilo Filho – Francisca Clara, Socorro Morais, Socorro de Fátima, Janara Fonseca e Thays Maria, sendo supervisionado pelas assistentes sociais da Secretaria Municipal de Educação, Carmen Célia, Elizabete Gomes, Marlene Santana e Sandra Leite. O projeto contou com o apoio de todo o coletivo dessa instituição, durante toda a sua operacionalização.
      O projeto tem o objetivo de promover ações de humanização que possibilitem uma maior integração entre escola, alunos(as) e familiares, no sentido de levar informação sobre os direitos de crianças e adolescentes enquanto educandos, dentre os objetivos específicos, o projeto visa firmar um compromisso ético-político na melhoria da relação escola, aluno e família, trabalhando um atendimento de qualidade.
       O tema abordado propiciou um debate rico quanto aos processos de trabalho na educação, a relação com o público atendido e o quanto se pode realizar a partir de um atendimento de qualidade, humanizado, que respeita a autonomia e o protagonismo dos sujeitos no processo educativo e que propicia às crianças, adolescentes, famílias e comunidade em geral, participar da escola sentindo-se acolhidos e respeitados nos seus direitos de cidadania.  
        A escola, por meio de todo o seu coletivo, firmou o compromisso de fortalecer a discussão desta temática, tendo em vista disparar a implantação de uma política municipal de humanização na educação, com o propósito de possibilitar um ensino mais solidário, ético-político, e que atenda às necessidades do educando.