Visita antes do parto reduzirá a ansiedade e depressão das futuras mães

17 votos

No intuito de diminuir a ansiedade das futuras mães durante o período de internação para a realização do parto, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), a Unidade dará início a ação denominada “Enquanto o Bebê Não Chega”. A ideia é familiarizar às gestantes ao ambiente hospitalar da Maternidade, antes que o parto aconteça, por meio de visitas pré-agendadas antes do nascimento do bebê.

As visitas serão agendadas para as quartas-feiras, no horário das 10h ao meio dia. A primeira visita está prevista para o dia 28 deste mês. Os agendamentos podem ser feitos por meio do Departamento de Ensino e Pesquisa, pelo telefone 4009-4916, das 8h as 18horas. 
 

A ação faz parte da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e será gerenciada pelo Departamento de Ensino e Pesquisa em parceria com a Assessoria de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). 
 

Conforme a diretora geral do HMINSN, Ana Carolina Brito, a visita antecipada proporcionará as futuras mães a obterem informações essenciais sobre o parto. “Isso diminuirá a ansiedade das gestantes e dos familiares, pois após a visita ao ambiente, onde será realizado o parto, elas terão mais tranquilidade sobre os procedimentos médicos, principalmente às pacientes que têm algum receio de ambientes hospitalares”, disse. 
 

Além disso, complementa a diretora, a ação é uma forma de as futuras mães serem bem acolhidas e adquirirem afinidades com a equipe de profissionais que trabalham na Maternidade, pois a gestação e o pós-parto são os períodos da vida da mulher em que ela mais sofre de depressão. 
 

As gestantes serão orientadas sobre o parto normal e cesáreo, a importância do aleitamento materno, procedimentos durante o período do parto e no pré-parto para diminuir os riscos de infecção hospitalar, o funcionamento da Unidade e outros assuntos relacionados à gestação. 
 

A VISITA

As futuras mães vão conhecer como funciona a Ouvidoria da Maternidade, o setor do Serviço Social, emergência, as alas de partos e alojamento conjunto, como também, a entrada do Centro Cirúrgico, sala de vacinas e o Banco de Leite Humano.

Durante a visita elas serão convidadas a conhecerem o auditório do Hospital, onde assistirão à palestra sobre redução da ansiedade no período gestacional. Acadêmicos de medicina da Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) irão tirar dúvidas das pacientes após a palestra.

Ao final, as gestantes receberão folderes com informações explicativas sobre todo o procedimento durante o período gestacional. 
 

PARTOS

Durante o ano de 2008, o HMINSN realizou 7.727 partos, desses 4.892 foram de partos normais e 2.835 cesáreos. No ano passado a quantidade de nascimentos aumentou para 7.776, sendo 4.801 partos normais e 2.975 cesáreos. Já no primeiro semestre deste ano, o hospital registrou 3.755 partos (2.316 normais e 1.439 cesáreos). 

APOIO INSTITUCIONAL

Essa é mais uma ação implementada para dar cumprimento ao Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatias da Região Nordeste e da Amazônia Legal do Ministério da Saúde, que tem como um de seus objetivos melhorar o acolhimento e aumentar o acesso aos serviços de saúde. Para o apoador instituiconal, Wagner Costa, essa ação vem somar-se a ampliação do horário de visita que desde 01 de junho de 2010 é de 10:00 às 17:00 h. 

MARCOS MACÊDO – ASCOM/SESAU