Encontrão da SMS

12 votos

 

Em 24 de junho, aconteceu mais um Encontrão da Secretaria Municipal de São Sepé. Nesses encontros, todas as unidades de saúde são fechadas e os trabalhadores de saúde se reúnem com o secretário de saúde.

Este foi o único Encontrão que eu não participei, em virtude de uma outra agenda. No entanto, eu não poderia ficar sem fazer este post-homenagem, para apresentar a equipe do local onde eu trabalho: O Ambulatório Central. Nossa equipe foi a responsável pela organização da tarde desse último encontrão…

Sonhei com um pipoqueiro no segundo andar do Clube do Bento! Sonho realizado. Estava lá o pipoqueiro e duas colegas que faziam entregas de pipocas aos demais!

Essas duas são o super destaque da nossa equipe!

*

A Verinha, todas as manhãs, passa de sala em sala, para ver se todos se alimentaram, se querem lanche da rua, é a nutricionista MOR da equipe! No final das consultas, "todos os dias" ela enfeita a "cuia do mate do Dr. Roberto, com flores", inclusive, já há reclamações nas redondezas da SMS de um certo desmatamento… e se ela não encontra uma florzinha pro mate, vai em casa buscar das suas "violetas", pobrezinhas!! Mas pelo Dr. Roberto… e nós fazemos roda para esse mate muito especial, é um momento diário de conversa e troca de afetos em equipe, amigos, companheiros de SUS… Não há um só dia que ela não me dê um abraço assim que me vê! Essa é a minha pílula de felicidade, pura saúde, estejamos onde for, parece que faz anos que não nos vemos… Da mesma forma, o Roberto! Dono de um "quebra costelas" puro de afetos, energiza nossas vidas em embates pela saúde…

A Natalícia que está na foto é artista dupla, organiza a unidade, enfeita, colore e cozinha… para as festas de aníver, o bolo da "Natália"… nesse útimo dia 20/07, reunidos para o dia do amigo, ela fez "sagu"…

*

Pelo que relataram, foi uma tarde de alegria, conferidas nas imagens. O trabalho do Ambulatório como integrante da rede de serviços foi apresentado, ainda que todos estejamos aprendendo a formar redes… vamos produzindo encontros nos encontros, ainda que haja desencontros.

 

Na primeira fila, Aldemira e Ilda e, atrás, na segunda,

Jurandi e Teresinha.

Representando os usuários, participaram algumas integrantes dos nossos Grupos de Saúde, e deixei disponível para apresentação um vídeo trazendo momentos de vivências nesses grupos… E, como se tratava de fazer uma amostra geral do trabalho de cada um, inclui no vídeo, imagens dos grupos de GTH e da turma de apoiadores institucionais de 2008, bem como algumas aulas e Nossa Formatura em POA/RS!!! (terão que assistir até o final!!!)

 *

O Ambulatório Central, apesar do nome, fica mais entre o centro e alguns bairros da cidade… Nessas localidades, realizamos os Grupos de Saúde! A paixão por essa vivência na comunidade transborda nosso trabalho em saúde. Ir até esses locais, muitas vezes, fazendo acontecer um grupo "no pátio das casas" propicía-nos essa proximidade necessária com os usuários, sentimo-nos muito iguais, trocamos experiências nas nossas diferenças…

*

Algumas imagens da nossa Unidade de Saúde, nesta manhã de sexta-feira, 23/07/2010:

 

Estacionamento, e ao fundo fica o atendimento de Fisioterapia e Primeira Infância Melhor (PIM):

 

 

Há dois anos iniciamos uma reforma na UBS, conseguimos fazer alguma coisa no interior da unidade, e nesse próximo semestre, reformaremos seu exterior… Remanejamos as salas, readequando-as com equipamentos necessários, solicitamos computadores e acesso à internet para os trabalhadores de saúde, bem como aparelhos de ar condicionado, sendo que essas foram algumas necessidades apontadas pelos profissionais e usuários para qualificar os atendimentos, ofertando conforto aos grupos que realizamos, consultas médicas, enfermagem, nutrição e fonoaudiologia.

(A sala do HIPERDIA está na altura do primeiro ar cond., sendo que muitos usuários referiam que antes, no verão a sala era quente demais, e no inverno, congelávamos! Da mesma forma, outros profissionais puderam oferecer um ambiente mais adequado ao atendimento dos usuários. Foi uma forma de buscar valorização também nesses aspéctos de ambiência e conforto, que refletiu na maneira dos usuários se relacionarem com os profissionais na UBS… Afirmamos que porque é SUS devemos também valorizar, cuidar, reformar o que é nosso sim, sendo que isso também influencia as relações com/no trabalho/usuários e vice-versa. Também há previsão de reforma para todas as demais UBS.

*

Está ao lado da Secretaria de Assitência Social, que mudará de endereço em breve, cedendo esse espaço para o funcionamento de um Ambulatório AD:

 

*

Equipe do Ambulatório Central:
 

  • Recepção: Zilda, Antônia, Marilda, Bianca, Teresinha;
  • Enfermeiras: Luciane (HIPERDIA/DANTS, Estomizados, Política do Idoso, Ambulatório AD – em organização); Marizel (PAISM); Adriana (PACS/PAISCA);
  • Técnicas de Enfermagem: Aline, Viviane, Janaína, Rosimar e Guiomar;
  • Serviços Gerais (as duas artistas da equipe!!): Vera, Natalícia;
  • Nutricionista: Alessandra;
  • Fonoaudióloga: Ana Paula;
  • Médicos Clínicos Gerais: Roberto, Adolfo;
  • Médicos Gineco-obstetras: Luiz Armando, Nayana;
  • Odontólogos: Ricardo, Graziela;
  • ACS/PACS: Cleusa, Geneci, Herberth, Hilda;
  • ACD: Édila.
     

Adriana Régio Martins

Luciane Régio Martins

Apoiadoras Institucionais da PNH

(fotos: Aline Pias)

 

 

 

 

* Alguns encontros anteriores: redehumanizasus.net/node/8225