Reflexão

14 votos

Um das áreas que mais vem recebendo crítica continua é o SUS, que chamo não como uma critica e sim como o maior desafio a vencer. Para vencer a grande complexidade da situação nos leva a uma reflexão da incapacidade de resolução no momento. As unidades de emergências no que sabemos é a porta de entrada dos atendimentos que são usadas de forma errata aonde levam ao enfraquecimento do sistema, por que faz que haja uma má utilização do sistema.

Porém, o melhor sistema criado até hoje em nível de saúde é o SUS para isso estamos vendo o Obama a sua volta tentando que seja aprovar a saúde em seu governo.
 
As pessoas utilizam contribuam com sistema politicamente falando um sistema fardado de criticas sem nenhuma valorização sem contar com a saúde primaria que poderia ser a porta de entrada da resolução, mas para isso teria ter uma política voltada na conscientização cliente, médico e a atenção básica, transformando o modelo existencial numa verdadeira estratégia ai que tem que ter a figura do gestor dotada de conhecimentos está ali por saber. 
 
 Não é tarefa fácil a nossa população pela falta de politização acabam utilizando erroneamente o serviço.
Todavia, é comum notar alguns atendimentos paternalistas em consultas, exames enormes que muitos das vezes foram realizados ontem na emergência e retorna de novo.
 Como funciona o método de plantão são repetidos de novo aqueles exames, rxs são levadas as queixas. O médico não é aquele que se encontrava ontem, e o prontuário é somente uma ficha com dados de endereço, nome pobre em informações.
Não há sistema que possa sobreviver uma catástrofe dessas que é o SUS, acredito que ele está tendo muita sorte está vivo nos seus 20anos de existência.
   
 
2 REVISÃO LITERARIA
 
O processo de construção do SUS regulamentado pela constituição de 1988 ao ser desenvolvido sobre os pilares da universalização da descentralização visa reduzir o hiato ainda existente entre os direitos sociais garantidos em lei e a capacidade efetiva da oferta dos serviços públicos de saúde a população brasileira.

O modelo assistencial ainda predominante do país caracterizando-se pela ,Hospitalocencêntrica >pelo individualmente pela utilização irracional dos individualmentismo pela utilização dos recursos tecnológicos disponíveis e com baixa resolubilidade vêem gerando alto grau de insatisfação para todos os participantes do processo como os gestores, profissionais e a população que utilizam os serviços.SOUSA 2OOO REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM.