O curso de Formação de Tutores e Apoiadores da PNH/MG começou!

12 votos

Com muito interesse e disposição para o debate e a troca de experiência, estes profissionais do SUS/MG se encontraram, nos dias 26 e 27 de agosto/2010,  para dar início às atividades da 1ª etapa do Curso de Formação de Apoiadores da PNH – edição MG, ou seja, a Formação dos Formadores, chamados por este coletivo mineiro de Tutores. Esta fase é composta de 3 módulos presenciais de 16 h (2dias) e atividades de dispersão entre os mesmos. As próximas datas são as seguintes: 30/09 e 01/10; 28 e 29/10.

Nosso encontro realizou-se no auditório da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG).
Av. Augusto de Lima 2061 – Barro Preto – BH/MG

Neste  Módulo I contamos com a presença de nosso coordenador nacional Dario Pasche, que abriu o encontro com a Conferência:
PNH como política de fortalecimento do SUS. Em seguida, abriu-se a roda de conversa, já dando mostras do interesse e envolvimento de todos com este curso.  Após esta primeira conversa, aconteceu a Oficina :Gestão Compartilhada e Clinica Ampliada
coordenada por Dario com o apoio de Ana Rita.

Antes da Conferência de abertura, Mônica Duarte, referência técnica da Equipe de Assessoria de Humanização da SES-MG, fez  Apresentação da PNH no âmbito da SES/MG.

Estiveram  também conosco, no 2º dia (27/08), a consultora da PNH/MS Liane Righi, do Coletivo do Rio Grande do Sul; e Eugênio Vilaça, consultor da SES-MG, compondo a Mesa Redonda:  Debatendo sobre alguns enfoques de Redes de Saúde. A coordenadora do debate foi Fátima Guedes, Diretora da Maternidade Odete Valadares-FHEMIG.
 

Agradecemos aos convidados, que vieram de longe, e também os daqui de BH, que muito contribuiram para a riqueza dos debates e o envolvimento dos participantes com as temáticas abordadas.

E durante os dois dias esteve junto com a coordenação do curso (parceria entre MS – SES/MG – ESP/MG), apoiando na organização e planejamento do trabalho o consultor da PNH/MS,  Serafim Santos. Compõem esta coordenação: Denize Armond (ESP/MG); Equipe da SES – Mônica, Rosa, Daniel, Deonara e o estagiário Alberto; Ana Rita, Mariana e Serafim ( MS/PNH).  

Foi proposta a constituição de grupo virtual/lista de e-mails, o que foi efetivado por Daniel Gabarra (SES). Logo após o término das atividades, as pessoas começaram a se manifestar sobre este primeiro encontro, dizendo de suas impressões sobre conteúdo/debates e expectativas com esta formação de tutores/apoiadores da PNH. Muito otimismo,  alegria e inspiração com os debates e reflexões que foram disparados neste primeiro encontro de profissionais do SUS mineiro, vindos de várias regiões/municípios. Tudo indica que a Rede de Humanização do SUS, em Minas, ganha força abrindo-se novas  possibilidades de estudos, ações e trocas solidárias por todo o estado.

"Vamos que vamos!" – "Sem medo de ser feliz!"

Ana Rita Trajano, consultora da PNH/MS/coordenadora Regional/MG