Piaui Tem a Menor Taxa de Mortalidade Infantil do Nordeste

17 votos

Fiquei particularmente feliz com essa notícia. Hoje o Piaui  tem a menor taxa de mortalidade  infantil do Nordeste Brasileiro com 26,2 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas. Logo a seguir vem o Ceará com 27,6.. Os dados são do estudo de Síntese de Indicadores Sociais (SIS) e tiiveram como principal fonte a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados ontem pelo IBGE.

 

Durante muitos anos os piauienses  foram vítimas de piadas estigmatizantes. Volta e meia vem um gracejo que brinca com coisas que não se deve brincar como as precariedades das condições de vida ou a falta de desenvolvimento econômico. Pois se desenvolvimento econômico também pode ser traduzido como desenvolvimento humano, o Piaui vai deixando para trás Estados economicamente mais importantes como Bahia e Pernambuco nas taxas de mortalidade infantil.

 

Nos últimos meses tive a oportunidade enquanto consultor da Política Nacional de Humanização em conhecer um pouco do cotidiano dos serviços no Piaui e estreitado a convivência com os apoiadores em nosso curso de formação. O que vejo é a luta diária de milhares de trabalhadores para construir um SUS humano e solidário. O que percebo é a vontade política honesta da maioria dos gestores em enfrentar as adversidades

 

Estão todos de parabéns! Óbvio, no entanto, que não se pode ver estes dados de forma isolada.Muita coisa ainda precisa ser feita pela melhoria geral das condições de vida de uma população historicamente  abandonada pelas políticas tidas como públicas. Mas parece consenso que a redução de taxas de mortalidade infantil é uma das expressões de que as vicissitudes trágicas do subdesenvolvimento podem estar gradualmente se transformando em marcas de um triste passado.

 

Parabéns ao povo do Piauí. Parabéns aos gestores do SUS. Parabéns a todos os trabalhadores que de sol a sol em meio ao calor escaldante lutam incansavelmente para produzir vida e saúde!

 

Veja a notícia com mais detalhes no Diário do Nordeste