ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Brasil recebe prêmio

17 votos

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

Aconteceu em Nova York, reunião de cúpula das Metas do Milênio, com o objetivo de avaliar o cumprimento das metas em todo o mundo, convocada pela ONU.
O Fundo IBAS de combate à fome e à pobreza, constituído com recursos da Índia, Brasil e África do Sul e administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi agraciado com o prêmio “Millennium Development Goals”, em reconhecimento de seu papel na Cooperação Sul-Sul.
O prêmio foi concedido pelo “Millennium Development Goals Awards Committee”, organização não-governamental que busca a promoção das Metas do Milênio e a divulgação dos esforços de governos, organismos multilaterais, organizações não-governamentais e indivíduos que colaboram para a consecução das Metas.
A cerimônia de premiação ocorreu em Nova York, no dia 19.09.2010. O Brasil foi representado pelo Senhor Wagner Caetano, Secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria Geral da Presidência da República (na foto – 2º da direita para a esquerda).

 

 O Fundo IBAS vem sendo reconhecido no âmbito da cooperação internacional por projetos como o de coleta de resíduos sólidos e reciclagem em Porto Príncipe, no Haiti, que emprega mais de 350 pessoas no bairro de Carrefour Feuilles. O Fundo desenvolve, ainda, projetos na Palestina, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Burundi, Camboja e Laos.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores/Assessoria de Imprensa do Gabinete – Nota à Imprensa nº 589 – 21 de setembro de 2010

E concomitantemente foi lançado, pelo MS, o site ODM Brasil/MS
Na 1ª página do site do MS – Saúde em destaque – www.saude.gov.br

Este site expressa detalhadamente as políticas e ações do Governo Brasileiro e, em especial, as políticas e os resultados do Ministério da Saúde na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com vínculo direto à área de saúde.

Objetivo 4 – Reduzir a Mortalidade Infantil

 Objetivo 5 – Melhorar a Saúde Materna

 

 Objetivo 6 – Combater o HIV/AIDS, a Malária e outras doenças

 

 Objetivo 8 – Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

O ministro da Saúde também reafirmou esse compromisso político por meio da Portaria GM 2474, de 31 de agosto de 2010.

Acessem também o site da Secretaria Geral da Presidência da República, sobre os 08 ODM – www.odmbrasil.org.br