Brinquedoteca do HILP: Um espaço lúdico e interativo

16 votos
 
 
A brinquedoteca do Hospital Infantil Lucídio Portela, foi inaugurada em outubro de 2003, e recebeu o nome de Suyllan Carla, em homenagem a uma  criança que passou bastante tempo em tratamento no Hospital, a qual criou um vínculo afetivo muito forte entre os trabalhadores, e por ocasião do seu falecimento, causou uma grande comoção em todos.
 A iniciativa surgiu com a proposta de possibilitar as crianças internadas, um espaço lúdico e acolhedor, com o desenvolvimento de atividades interativas, socializadoras e cognitivas, com o objetivo de promover a integração dessas crianças no espaço hospitalar, e consequentemente, ajudar no tratamento médico.
Segundo alguns pesquisadores, o brincar é uma atividade essencial à saúde física emocional e intelectual de todo ser humano. E através do brincar, as crianças têm a possibilidade de expressarem seus sentimentos, suas fantasias e criatividade.
 As atividades lúdicas no âmbito hospitalar, além de possibilitarem a interatividade da criança, estimula a auto-estima, produzindo bem-estar, e ainda, uma maior resistência à dor causada pela doença e pelo tratamento. Para Piaget, “a criança é um ser dinâmico, e que a todo o momento se interage com a realidade, fazendo com que construa estruturas mentais organizadas” A criança mesmo numa situação de doença não deixa de ser criança, e não deixa de ser social. Assim, necessita portanto de oportunidades que exercitem o brincar e as relações interpessoais.
A hospitalização da criança, normalmente, rompe os laços com a família, com os amigos, com a escola, e isso pode causar traumas irreversíveis. O brincar no hospital, coloca a criança em contato com outras crianças, favorecendo a socialização, e fortalecendo os vínculos afetivos.
Na brinquedoteca do Hospital Infantil, as crianças contam com uma grande variedade de brinquedos, como: jogos educativos, casa de boneca, piscina de bolas, gangorras e se sentem como estivessem num parque de diversões. Nos turnos da manhã e tarde, as crianças são convidadas para comparecerem ao espaço, com seus respectivos acompanhantes, que além dos brinquedos, têm a oportunidade de ouvirem histórias, fazerem leitura de livros infantis, fazerem desenhos, pinturas, assistirem desenhos animados, dentre outras atividades. O atendimento é feito por uma profissional, com habilitação em atividades lúdicas e pedagógicas, com a colaboração de psicólogos e alguns voluntários. Diariamente, circulam nesse espaço, uma média de 25 crianças.
Desde a sua implantação, a brinquedoteca passou a ser considerado o espaço  preferido pelas crianças durante a internação. “O que mais gosto daqui é poder brincar na brinquedoteca”, dizia a pequena Alice, de sete anos, que passou por várias internações  no Hospital. Entre os usuários, estão crianças como o Bento, de 7 anos, e o pré-adolescente Francisco Deris, pacientes veteranos do hospital, que freqüentam a brinquedoteca diariamente, e também consideram o espaço como o local mais bonito do hospital.
A legislação brasileira, a partir de 2005, passou a reconhecer a brinquedoteca hospitalar, como um direito das crianças e dos adolescentes, através da Lei nº 11.104/2005, tornando-a uma obrigatoriedade em todas as unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.
De acordo com Dr. Antônio Macêdo, Pediatra do hospital, a brinquedoteca, além de  melhorar o desenvolvimento emocional da criança, ajuda a reduzir o tempo de internação hospitalar.
A brinquedoteca do hospital, além de possibilitar oportunidades de lazer e de entretenimento, tem se constituído também, num espaço de estágio para estudantes dos cursos de graduação de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia e de enfermagem.