Como nasceu o PROCONVIVE – PPSUS/FAPERGS 02/2009 – a equipe!

3 votos

 Importante registrar aqui como começou o projeto PROCONVIVE!

  • Em dezembro de 2008, duas alunas me contataram através da coordenação do curso de psicologia da UFSM para a realização de estágio curricular no CAPS infantil de Santa Maria (SM). Eram elas a Alice Moreira e a Michelle Ramos, que haviam desenvolvido uma oficina de contos sob a supervisão da profa. Claudia Perrone. Elas seriam então as primeiras estagiárias curriculares, junto com a Fernanda Culau (Fê) e a Laura Wottrich (Lau), selecionadas em dezembro de 2008.
  • Em janeiro de 2009 mais duas alunas, a Marisangela Lena (Mari) e a Valéri Camargo (Val) me procuraram para orientar uma atividade que elas denominaram de Oficinas de Férias, que teriam como finalidade levar atividades até mesmo de geração de renda. Foram propostas oficinas de culinária, pintura, bonecos e costura, para usuários do caps, familiares e comunidade. Nessa época detectamos a necessidade de a comunidade ao redor do caps de compreender melhor sua função. Essas oficinas foram finalizadas em março, quando começava o estágio curricular. Mas não findava o desejo dessas alunas em continuar desenvolvendo atividades para o capsi.
  • Em meados de março de 2009 é lançado o edital 002/2009 PPSUS/FAPERGS/MS/CNPq/SESRS Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em Saúde. Nesse período colocamos mãos e corações à obra, para montar um projeto substancial para o capsi. Uma pessoa importantíssima nesse processo, desde o seu início, foi e é a psicóloga Mariana Hollweg Dias, então vice-coordenadora do projeto. Em seguida a Taiana Sperotto, coordenadora do capsi também se juntou a nós, bem como a mestranda Rachel Rubin, e os alunos de iniciação científica Maristela Peixoto (Maris) e Eduardo Tomm, que viriam a ser estagiários no ano de 2010. Foram muitas listas de necessidades, orçamentos, tabelas, cálculos, e em maio enviamos o projeto. Em dezembro de 2009 tivemos o resultado positivo.
  • Para muitos pesquisadores, ser beneficiado com um edital serve apenas para o seu currículo e para amontoar dados despersonalizados. Para nós, foi a viabilização de um ideal: sonhamos em poder ajudar o caps a se gerir, a se auto-gerir, refletimos sobre COMO isso poderia ser feito, Sonhamos gente! Sonhamos na academia! Como me orgulho em dizer isso!! Sonhamos e realizamos!
  • De novo, não é um trabalho romântico. Mas poder sonhar em concretizar ideais de saúde – mesmo que longe do que seria um espaço ideal – e poder, a cada dia, apesar dos pesares, construir o ambiente a que nos propomos é uma das tarefas mais completas que já pude participar. Por isso nomeio aqui toda a minha equipe, todo o meu grupo, sem quem nada disso teria sido possível.
  • Bom, ainda falta o último ciclo, o de estagiários de 2010 (Fê, Maris e Edu, e a novata Paula Cassel) e o do pessoal que começou na extensão em julho de 2009. Extensão: , Caroline Mattos (Carol), Gabriela Zuchetto (Gabi), Tais Tiellet, e em 2010 Ticiane Santos (Tici), Vanessa Berni, Luismar Model, Manoela Ludtke (Mano), Marília Bianchini, Juliane Caeran (Ju) e Natalia Andrade. Além da Cristiane, que vem trabalhando conosco na parte da pesquisa de prontuários.

Sempre há alunos interessados no trabalho, e recentemente através do projeto pudemos levar um curso de capacitação com o pessoal do Lidia Coryat de Porto Alegre. Depois conto os detalhes.

  • Num outro post mostro a vocês as etapas do projeto e em que pé estamos agora!