Biblioteca em Ambulatório em Blumenau, produção de saúde!

10 votos

Foi inaugurada no ambulatório geral Guilherme Jensen na Itoupava Central, Blumenau SC, no mês de outubro de 2010 uma mini biblioteca (com 350 obras) para os servidores e usuários desta unidade.
Os livros foram doados pela biblioteca da Furb, Universidade Regional de Blumenau.

A equipe de cuidadores desta iniciativa está aceitando doações de livros, assim como jornais e revistas. Tudo será muito bem vindo, inclusive livros de apoio didático para ensino fundamental e médio.

A colega Sandra Marli Buttei, assistente social que trabalha nesta equipe entende que "deveria ter uma mini biblioteca em cada instituição". Como o ambulatório Guilherme Jensen é na região norte e um tanto longe do centro Blumenau este espaço tem auxiliado muitos servidores e usuários que estudam que não tem condições de comprar livros, ao mesmo tempo em que passaram a ter mais interesse pela leitura em geral.

A idéia de montar biblioteca no ambulatório GERAL GUILHERME JENSEN, ITOUPAVA CENTRAL surgiu no segundo no semestre de 2009 mas só agora pode ser concretizada.

O grupo iniciou a montagem da biblioteca, por perceberem a dificuldade dos servidores e usuários em acessar a livros. Visto que o ambulatório geral Guilherme Jensen fica a 15 quilômetros do centro de Blumenau. E para se ter acesso a livros, nem todos tem condições de emprestar da biblioteca Furb já que não estudam lá. Ou muito menos comprar exemplares.

Os trabalhadores sempre iam à sala de serviço social em busca de bibliografias o que acabou por provocar a iniciativa e estendê-la aos usuários.
Assim surgiu a idéia de montar dentro do ambulatório um local (auditório) com estantes, onde cada um teria acesso. Tanto para pegar livros leitura em casa, no ambulatório em horas de folga, ou para trabalhos, já que alguns servidores ainda estão concluindo seus estudos a nível 2º grau e superior e para concursos.
Desta forma assistente social manteve contato com as bibliotecárias da Furb, uma vez que existe um setor que possui livros de temas diversos disponíveis para doação.
Instituída a parceria com a FURB. As bibliotecárias separam bibliografias para o ambulatório. E atualmente avisam para que alguém da equipe vá buscá-los.
Quando os livros chegam são cadastrados, carimbados e disponibilizados na estante, por assunto. (Ex: saúde, auto-ajuda, geografia…) Quando quiser retirá-lo para leitura, cada pessoa deixa seu nome registrado e a data que o pegou, e assina. E também coloca a data de devolução do mesmo.
A resposta dos servidores e usuários que participam dos grupos do ambulatório está super felizes com isto, foi muito positiva esta ação para este coletivo. Estão acessando bastante o acervo, e há muita rotatividade dos livros.

É um prazer ser porta voz desta iniciativa na RedeHumanizasus!

Parabéns aos colegas por este trabalho e boas leituras!

Patrícia S C Silva

Blumenau SC