Capacitação sobre Acolhimento em Biguaçu, realizada com sucesso!

11 votos

Biguaçu realizou no mês de agosto e setembro 2010, sua capacitação sobre acolhimento para as recepcionistas e coordenadores das unidades de saúde do município.
Este foi um projeto elaborado coletivamente no grupo do NASF do município, a gestão com o nosso apoio.
Focamos no conceito de humanização e acolhimento, no método de fomento ao trabalho coletivo e da inclusão dos sujeitos envolvidos no processo.
Durante os 4 encontros o grupo de profissionais de saúde participou ativamente deste espaço que foi um primeiro contato até com seus colegas de mesma função. A maioria nem se conhecia.


Um outro foco de trabalho foi a construção do fluxo de atendimento no município e em cada unidade, o que muitos manifestaram desconhecer até aquele momento.
Isto, segundo o grupo, favorecerá a comunicação entre os profissionais de saúde e com a população no sentido de maior correção das informações prestadas e encaminhamentos realizados.
A tarefa final foi cumprida pela maioria das equipes apenas 3 num universo de 12 equipes não conseguiram ainda realizar encontros internos de equipe e compartilhar com as mesmas sua experiências e informações. Neste momento os representantes das equipes reviveram dinâmicas, leituras e conceitos num movimento de inclusão de todos os integrantes das unidades. A grande maioria já marcou um segundo encontro para continuar estudando o fluxo e estratégias de acolhimento nas unidades de saúde.

No encontro de avaliação entre o grupo do NASF agora apoiadores da PNH em Biguaçu que aprenderam segundo nosso método… fazendo e acontecendo… concluímos que :

Nossos resultados preliminares foram muito satisfatórios, isto inclusive abriu as portas das unidades de saúde ao grupo do NASF por seu envolvimento na capacitação e no apoio a cada equipe nas tarefas pós curso.
Mas nem tudo são flores… esta semana houve alteração de gestão e não sabemos como ficará a continuidade deste trabalho. Esperamos que as mudanças sejam para melhorar! Vamos aguardar.
Teremos novo encontro inicio de dezembro quando a tempestade serenar.

Bjs Patrícia