I SEMANA DE HUMANIZAÇÃO DA MDER EM TERESINA

16 votos

Nos dias 13 e 14 de dezembro foi realizada a I Semana de Humanização da Maternidade Dona Evangelina Rosa em Teresina tendo como objetivo refletir as ações prestados pela Maternidade visando fortalecer o processo de humanização para qualificação na redução da mortalidade materna infantil, garantindo uma atenção e gestão resolutiva,digna e acolhedora.

O evento foi realizado pela Câmara Técnica de Humanização/MDER e contou com o apoio do núcleo da Câmara Técnica do MS, estiveram presentes: Diretor Geral Dr.Francisco Martins, que abriu a Semana falando dos serviços prestados pela Instituição, o Diretor Técnico Dr.Josué Nascimento, Diretor do IPS Dr. Acelino, 140 profissionais, formando uma equipe multiprofissional. Também estiveram presentes representantes de diversas entidades como: Associações de Moradores, Unidades de Saúde, Ouvidorias, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Coordenadores e Supervisores da instituição que contribuíram para formar um amplo debate em torno das diretrizes, dispositivos da PNH e avaliação do processo em andamento na Maternidade visando o fortalecimento e a implementação de novas ações que aprimorem as práticas de atenção e gestão. A programação constou da realização de palestras, socialização de experiências, com foco nos dispositivos da PNH: Ouvidoria, Saúde de Trabalhador, Acolhimento em Saúde, e Direito ao Acompanhante.. Foram propiciados momentos de descontração como capoterapia, música dos anos 60 com o estudante de psicologia Cláudio, momento ecumênico com músicas evangélicas, ginástica laboral e qualidade de vida com a assistente social voluntária Adelaide Albano e o coral com músicas natalinas para encerrar o evento.

Na reflexão de cada dispositivo, ocorreu a problematização das situações cotidianas na implementação das ações, tendo sido levantados avanços e dificuldades que o coletivo tem experimentado. Dra. Ana Eulálio falou sobre ouvidoria, qual o papel do ouvidor SUS, logo após foram apresentadas experiências de outras ouvidorias já implantadas pelos próprios ouvidores. A Dra. Annatália Gomes, Consultora do MS para a PNH, falou sobre o dispositivo Direito ao Acompanhante, enfatizando a necessidade de se efetivar esse direito em toda a instituição, incluindo o centro Cirúrgico e Centro Obstétrico. O tema Saúde do Trabalhador teve como palestrante Dr.Erasmo Miessa Ruiz, e os trabalhadores puderam participar partilhando suas vivências. Dra. Luciana Abreu falou sobre Acolhimento em Saúde, também seguido de apresentação de trabalhos desenvolvidos dentro da instituição dentre eles: Centro de Parto Normal, apresentado pela enfermeira. Lucimar Ramos, Espaço Acolher pela assistente social Solange e a Trajetória da Humanização na Maternidade pela ouvidora Raimunda Modestino.

O coordenador da semana de Humanização Lourival Oliveira, encerrou o evento com grande emoção abraçado por todos participantes agradecendo e programando a II Semana de Humanização que já ficou marcada para julho de 2011. Algumas falas dos participantes ilustram a importância do encontro para suas vidas e para o trabalho em saúde: “O que foi mostrado e discutido nesses dias me fizerem aprender mais sobre o meus deveres e direitos e como tratar os usuários. Me senti em casa, à vontade”. “Foi maravilhosa a oportunidade de coletivamente, pensar, expressar idéias e planejar o processo do cuidado na Maternidade”.

Raimunda Modestino – Ouvidora da MDER