COMO CONTROLAR OU REDUZIR O ESTRESSE

5 votos

 

  

O estresse é um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação à situações novas, seja ele de natureza física, psicológica ou social. O estresse é composto de três fases sucessivas; alarme, resistência e esgotamento. Após a fase de esgotamento era observado o surgimento de diversas doenças sérias, como úlcera, hipertensão arterial, artrites, lesões miocárdicas, obesidade, depressão, mudanças no biorritmo, insônia ou sonolência, irritabilidade e etc. E todos estes sintomas tem variáveis entre o eles pois depende de cada organismo.

   O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, no dia a dia, mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras como a depressão na morte de um parente, ruptura de um relacionamento, alterações bruscas no ritmo de vida, falta de descanso, lazer e prazer.

É óbvio que em certas situações são necessárias medidas mais fortes que simplesmente boa-fé e confiança no destino. Mas você recebeu o dom da inteligência, utilize-o a seu favor: não é possível eliminar completamente o Estresse, até porque um pouco de estresse é importante para dar movimento a sua vida. Mas apenas um pouco.

Você não pode controlar todas as situações que a vida lhe coloca no caminho, mas você PODE e DEVE controlar a maneira como seu corpo responde a estes desafios. Se por acaso você estiver sentindo dificuldade em lidar com a vida nervosa deste novo século, tente utilizar algumas dicas que selecionamos aqui para melhorar a qualidade de sua vida:

1)    Procure DORMIR: Seu cérebro não pára e, após uma boa noite de sono, aquilo que parecia insolúvel no dia anterior, subitamente se torna um problema simples. Durante o sono, seu cérebro relaxou, liberou boas quantidades de transmissores químicos, brincou de procurar novas conexões neuronais em uma delas estava aquela solução que você tanto procurava! Nunca subestime o poder que uma rápida soneca é capaz de oferecer.

2)    Busque se ALIMENTAR de uma forma mais saudável e responsável:
Faça uma adaptação entre a sua rotina e seu cardápio, não pule refeições, alimente-se devagar, consuma alimentos de fácil digestão, beba água ao longo do dia, faça pratos coloridos, evite os industrializados. Lembre-se destas sabias palavras “ faz da tua farmácia teu alimento e do teu alimento teu remédio.”

3)    Pratique EXERCÍCIOS regularmente
Exercitar-se melhora sua saúde física e mental, estimulando a liberação de hormônios benéficos como Serotonina e Endorfinas.

4)    Tenha AMIGOS
Amizades sinceras melhoram nosso humor, nos colocam no eixo e levantam nossa auto estima. Procure estar mais com seus amigos busque momentos para rir, para aquele papo cabeça enfim curta estes prazeres que só um amizade sincera pode proporcionar.. 

5)    Tenha hobbies “VALORIZE SEUS TALENTOS”
Um Hobbie é aquilo que foge de sua atividade profissional habitual, tira sua atenção do estresse e lhe coloca focado no momento. Não, assistir televisão comendo pipoca não pode ser classificado como Hobbie. Desenhar, pintar, praticar jardinagem, marcenaria, ou tocar algum instrumento musical são bons exemplos.

6)    MIME-SE
Sim, mime-se. Namore com seu corpo e lhe dê presentes. Você é capaz de administrar seus recursos para proporcionar algo especial a alguém ou a sua família, você sente necessidade em dar um mimo a alguém que realizou um grande feito, então porque não fazer o mesmo com você? Você também merece!

7)    AFIE SUA MENTE
Uma situação estressante não é uma ameaça, mas um desafio para o seu raciocínio. Quanto mais afiado for seu cérebro, mais facilmente ele encontrará uma saída. Leia jornais, revistas e livros, assista filmes com temas variados, atualize-se, faça palavras-cruzadas, monte quebra-cabeças, jogue dama, xadrez ou memória com seus filhos (ou sobrinhos, ou vizinhos, etc…). O cérebro é o músculo mais especializado do corpo. Não deixe que ele atrofie por falta de estímulo. 

8)    CABEÇA ERGUIDA SEMPRE
Caiu? Levante. Errou? Peça desculpas e siga em frente. Olhe atentamente: mundo está sob seus pés, não sobre seus ombros. Vivendo e aprendendo é assim a grande marcha da evolução, então não encare os desafios como sentença de fracasso, mas sim como um aprendizado que fortalecerá sua caminhada.

9)    Coloque suas EMOÇÕES NA LINHA DE MONTAGEM.
Lembra tudo aquilo que deu errado na última viagem? Pois é exatamente o que faz todos rirem na mesa quando você conta. Se é engraçado agora, porque não pôde ser engraçado antes? Porque você provavelmente não havia analisado ainda suas emoções como se fossem produtos em uma linha de montagem. 
Ao sentir uma emoção forte que poderá repercutir sobre você de modo negativo, procure guardá-la para si por alguns segundos, minutos, horas ou mesmo dias, até conseguir fazer uma análise mais racional do que está acontecendo. Um modo bastante prático de fazer isto é mantendo alguma espécie de diário, onde você pode registrar seu método e analisar os progressos. Lembre-se: exteriorizar suas emoções não significa despejá-las sobre a primeira criatura que vir, feito uma caçamba de concreto reforçado, mas sim aprender a colocar-las em seu devido lugar.

10)  ACREDITE EM ALGO
A ciência comprova: pessoas "espirituais" tendem a ser mais saudáveis que pessoas "não-espirituais". A oração e a meditação são ferramentas úteis para aliviar o estresse, e nos dão uma consciência mais serena sobre quem somos, quais são os nossos limites e o que realmente vale alguma coisa nessa vida.