ENQUANTO O BEBÊ NÃO CHEGA

13 votos
Ronisson Alves/Sesau
Foto: Ascom/Sesau
A parceria foi firmada após reunião entre gestores do Estado e do Município
 
Para que a ação “Enquanto o bebê não chega”, desenvolvido no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazarhet (HMINSN), por meio da Assessoria de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), possa ganhar mais força, ocorreu nesta segunda-feira (17/01/2011), um encontro com gestores da Atenção Básica do Estado e Município, que se comprometeu em formar parceria junto a ação.
O Município de Boa Vista vai apoiar na forma de divulgação da ação, na medida em que as mães que procuram os postos de saúde para realizar consultas de pré-natal serão orientadas a procurar a Maternidade para conhecer o projeto.
A Superintendente da Atenção Básica do Município de Boa Vista, Helenira Macedo Barros, afirma que a proposta para a perceria é de grande importância, uma vez que muitas mães que vêm do interior do Estado não sabem a forma de como se preparar para ter o bebê. “As gestantes precisam conhecer como funciona esse metódo, uma vez que passando por essa experiência, terão mais segurança e confiabilidade na hora do parto” complementou.
Diante da ação realizada pela Secretaria Estadual de Saúde na Maternidade, as mães que procuram conhecer o projeto, seguem um roteiro nas dependências da Unidade, passando pela recepção, Direção Geral, Serviço Social, Ouvidoria, acolhimento, alas, Banco de Leite, chegando até a Nutrição, Sala de Vacina, teste do pezinho e Laboratório.
Após conhecer todos esses setores, as mães são encaminhadas ao auditório onde recebem palestras quanto ao assunto e tratamento do parto e também tiram dúvidas.
De acordo com o assessor de Humanização da Sesau, Wagner Costa, a proposta é juntar os gestores para que os trabalhos sejam dinamizados. “A mãe precisa ter o conhecimento da ação, de como funciona todo o processo, desde o conhecimento das dependências até a internação, e com a ajuda da saúde municipal, daremos um salto para que o projeto cresça ainda mais” enfatizou.
VISITAÇÃO                                                               
Atualmente, todas as quartas-feiras, a partir das 10 horas, os profissionais da Sesau recebem as mulheres que aproveitam para tirar dúvidas e assistir palestras sobre ansiedade e aleitamento materno, por exemplo. 
Por semana, cerca de 10 mães visitam a Maternidade. Com a parceria entre Sesau e Semsa, o Estado poderá ter em seus leitos pacientes mais tranquilas e conhecedoras da dinâmica da Unidade. Para tirar dúvidas ou agendar uma visita, o telefone de contato é 95 4009-4916.
 
Veja mais fotos no link:
 

ASCOM/SESAU