Normalidade como meta de vida

11 votos

 2ª reunião do Fórum sobre Medicalização

 

 

A segunda reunião do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade acontecerá em São Paulo, na sede do Conselho Regional de Psicologia.

O Fórum foi constituído como um espaço de conscientização dos trabalhadores de saúde, educação e justiça sobre o imperativo social que torna patológicos alguns modos de ser que fogem do padrão esperado socialmente.

Estão em curso projetos de lei que pretendem "diagnosticar" precocemente crianças e jovens, como uma forma de garantir as performances escolares e de vida sem a contrapartida do respeito `as singularidades dos sujeitos e coletivos culturais. Trata-se de um movimento de aplainamento das diferenças que se insinua em todas as esferas da vida.

Assistimos diariamente os conflitos de povos de etnias diferentes, numa escala nunca vista. É como se houvesse o império de UM modo de vida alçado ao estatuto de modelo de normalidade a ser almejado por todos. Uma captura de todas as possibilidades em uma só. E o metro-padrão é o homem branco, ocidental e "civilizado". 

O manifesto criado por ocasião do I Seminário Internacional sobre Medicalização ( novembro de 2010 ) explicita algumas pistas a serem seguidas no trabalho de desmonte desta realidade.

O Fórum se propõe criar ações concretas, a partir da produção de redes como um dispositivo de resistência a essa onda sinistra.

Nossa rede HumanizaSUS se agencia como parceira incondicional desta luta!

 

VIVA A DIFERENÇA!!!

 

Iza Sardenberg

Coletivo de Editores da RHS