Campinas Contra a Privatização

16 votos

Em maio de 2010, o Conselho Municipal de Saúde de Campinas tomou uma importante resolução: MUNICIPALIZAR A GESTÃO DO COMPLEXO HOSPITALAR OURO VERDE, hospital público inaugurado 2 anos antes e entregue à gestão da SPDM, entidade privada que administra mais de 20 hospitais, principalmente no estado de São Paulo. Tomada essa decisão, o Conselho nomeou uma Comissão Técnica com o objetivo de formular o mecanismo de transição do hospital para a administração pública.

Há mais ou menos duas semanas, entretanto, o Prefeito de Campinas, Dr. Hélio (PDT/SP), enviou à Câmara Municipal o PL 29/2011, que autoriza a qualificação de entidades privadas como Organizações Sociais no município para atuar não apenas na  Saúde, mas nas áreas de Educação, Esporte, Lazer e Cultura também!!! A liderança do governo solicitou o pedido de urgência, alegando justamente a necessidade de dar estabilidade jurídica para a atuação da SPDM no Ouro Verde!

O projeto ia a voto no último dia 14/02, mas uma grande manifestação de militantes da saúde, cultura, educação, esportes, movimento estudantil e outros lotou a Câmara de Vereadores e obrigou o governo a ceder, retirando o pedido de urgência na tramitação por unanimidade dos vereadores. O videono fim do texto mostra um pouco do que foi essa mobilização emocionante! Essa vitória parcial, contudo, não elimina essa ameaça de privatização de praticamente todos os serviços públicos do município.

Diante disso, o Núcleo Regional do CEBES de Campinas está buscando aglutinar todas as entidades e os movimentos que têm posição contrária à terceirização do serviço público. O objetivo é organizar uma frente plural e suprapartidária que coordene os próximos passos da mobilização.

Outras iniciativas estão sendo tomadas, como o abaixo assinado virtual contra a privatização dos serviços públicos em Campinas, que pode ser acessado no link:  https://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=plo2911

Maiores informações no blog https://campinascontraprivatizacao.blogspot.com/

Continuamos na luta! Até a vitória, sempre! Aceitamos apoios e adesões ao nosso movimento!