Maternidade receberá selo de Hospital Amigo da Criança

12 votos

Durante a abertura da 4ª Semana Estadual da Mulher, na segunda-feira, dia 28, às 8h30, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), a unidade receberá oficialmente o selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A semana é iniciativa da Secretaria de Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD).

 
O título é reconhecido pelo Ministério da Saúde para unidades que implementam os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, estratégia recomendada para a redução da mortalidade infantil.  A entrega contará com a presença do governador José de Anchieta, da primeira-dama, Shéridan de Anchieta, do secretário estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos e demais autoridades.
 
A IHAC, idealizada e implementada conjuntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que no Brasil tem como Secretaria Executiva a área técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, reconhece publicamente o esforço das instituições em manter-se como Hospital Amigo da Criança.
 
Em novembro de 2010, durante o aniversário de 28 anos do HMI, foi entregue a placa contendo a gravura símbolo da Iniciativa de Hospital Amigo da Criança, evento que contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde e Unicef, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, servidores e diretores da Maternidade.
 
O selo tem validade de três anos, com monitoramente anual on line. Isso representa que a Maternidade de Roraima, que é referência estadual, integra uma rede mundial de incentivo, apoio e promoção às ações de aleitamento materno.
 
O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação seja mantida até os dois anos de idade ou mais e que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, com a certificação, todos ganham.
 
“O Hospital, que recebe um selo de qualidade, garantindo que nós estamos cumprimos o que preconiza as instituições de saúde; a mãe, que fica mais preparada para amamentar seu filho por mais tempo; e a própria criança, que já sai da sala de parto amamentada e mama por mais tempo”, disse Vasconcelos.
 
             A diretora do HMI, Ana Carolina Brito, destaca que desde 2008, a Maternidade adota políticas de aleitamento, como a constante capacitação dos servidores. “Cada servidor teve e tem papel fundamental na conquista do selo”, enfatizou.
 
Conheça os 10 passos que devem ser seguidos pelos estabelecimentos que oferecem serviços obstétricos e cuidados a recém-nascidos:
 
   1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde;
   2. Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma;
   3. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento;
   4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento;
   5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;
   6. Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico;
   7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos – 24 horas por dia.
   8. Encorajar o aleitamento sob livre demanda;
   9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio;
  10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta, no hospital ou ambulatório.