Circular Saúde já é uma realidade em Itapema SC

12 votos

No último dia 07 de abril, dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde a cidade de Itapema no litoral de SC recebeu de seus gestores um novo projeto em favor da melhoria do acesso aos serviços de saúde municipal: o Circular saúde.

A partir da formação de apoiadores de humanização realizada em 2008 no estado um grupo se formou no município com um olhar sobre o que poderia favorecer o acesso da população ao SUS.

O grupo então assistiu a um video produzido pela PN H em 2006 com registro do projeto Circular saúde e acolhimento em Itaboraí no RJ.

A partir disso, iniciaram a mobilização entre os trabalhadores, gestores e comunidade para torná-lo realiadade em Itapema.

Com este integração hoje o projeto se torna realiadade e muito mais que marca de governo representa uma articulação com os usuários do município, com total apoio do conselho municipal de saúde.

O projeto consiste inicialmente de um onibus com 21 lugares que circulará no município em quatro horários durante o dia , 2 pela manhã e dois a tarde entre as unidades de saúde com a função de transportar os usuários que forem encaminhados das unidades básicas para serviços de referência. Durante o trajeto serão exibidos videos com conteúdos de saúde.

Os usuários serão acompanhados por um agente cominitário de saúde que orientará a população sobre o fluxo de encaminhamento e funcionamento dos serviços.

As equipes de saúde do município participaram ativamente da construção do projeto, bem como da definição dos horários de circulação do onibus, pontos de partida, parada e chegada do mesmo. Além disso o projeto teve contribuição e segue com apoio do conselho municipal de saúde e dos conselhos locais.

Acreditamos ser mais um dispositivo de integração da saúde do municipio e de facilitação do acesso dos usuários aos serviços.

A partir de agora será criado um coletivo com os diversos envolvidos no processo de execussão do projeto a fim de monitorar e avaliar seus efeitos e promover mudanças a partir dos analisadores que surjam durante este funcionamento.

Veja mais em :

www.itapema.sc.gov.br/noticias/noticia.php

 

Patrícia S C Silva

PNH MS