Circular da Saúde é implementado em Itapema

13 votos

A Prefeitura de Itapema, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou no dia 7 de abril o Projeto Circular da Saúde. A ação é um serviço de transporte gratuito através de um ônibus, que auxilia pacientes na locomoção entre as unidades de saúde do município. Segundo a Diretoria de Humanização do Ministério da Saúde, este é o único ônibus de linha regular dessa espécie atualmente em funcionamento no Brasil.

A Circular da Saúde de Itapema iniciou suas atividades em 8 de abril, tem capacidade para 21 passageiros, é adaptado para atender cadeirantes e trafega entre as Unidades de Saúde da cidade, de segunda à sexta, conduzindo pacientes que necessitam de atendimento na rede pública. Todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter acesso ao transporte, que permite a locomoção dos pacientes para marcação de exames e consultas em qualquer unidade de saúde de Itapema.

Durante todo o percurso da Circular da Saúde há um agente de saúde dentro do ônibus, que presta orientações necessárias aos usuários, bem como apresenta ao longo do trajeto vídeos sobre prevenção e promoção da saúde. O transporte é gratuito para os pacientes e o ônibus representou um investimento de R$ 160 mil de recursos exclusivos do município.

O Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, explica que a Circular da Saúde dá uma nova perspectiva de organização no Sistema de Saúde da cidade. “A Circular tem objetivo de agilizar a prestação e adequação dos serviços prestados pela saúde, além de tranqüilizar a população, dando qualidade de vida ao criar padrões de desenvolvimento”, completa.

De acordo com o Secretário da Saúde, Roberto Carlos Ruiz, o Circular da Saúde é uma ação inédita em Santa Catarina e na região Sul. “Este serviço contribui decisivamente na maior acessibilidade aos serviços e humanização da atenção em saúde”, observa. A implementação deste serviço no município de Itapema é uma ação que marca o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de Abril.