III Seminário Saúde do Trabalhador de Caxias e Região

12 votos

A celebração do dia de 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho – surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Caxias do Sul/RS, através do CEREST/Serra (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) em parceria com: Prefeitura de Caxias do Sul (Secretaria da Saúde), Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e Câmara Municipal de Caxias do Sul (Comissão de Saúde e Meio Ambiente), discutiu ao longo desta quinta-feira, 28 de abril, a situação da segurança do trabalho. O debate aconteceu no "III Seminário Saúde do Trabalhador de Caxias e Região", em um dos auditórios do Personal Royal Hotel, trazendo os temas: “Acidente de Trabalho – Responsabilidade Civil” com Dr. Luiz Alberto de Vargas, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região e “Formas de Atuação para Prevenção dos Acidentes de Trabalho” com Dr. Ricardo Wagner Garcia, Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul.

O Seminário foi um momento de escuta, reflexão e debate, trazendo a tona o que pode e deve ser mudado, incluído e discutido nas condutas das políticas públicas na Saúde do Trabalhador.