I Parada Gaúcha do Orgulho Louco

14 votos

 

 I Parada Gaúcha do Orgulho Louco
Feira de Artesanato e Produtos Coloniais, Desfile, Shows,
Concurso de Fotografias em celular e Projeto Livro Livre

O dia 18 de maio é considerado um marco para a Saúde Mental por referir-se ao Dia da Luta Anti-manicomial, que tem como lema à “ Por uma sociedade sem manicômios”. Por isso, o Fórum Gaúcho de Saúde Mental, a Prefeitura Municipal de Alegrete e seus parceiros irão realizar a I Parada Gaúcha do Orgulho Louco no dia 20 de maio de 2011, na cidade de Alegrete – RS. O evento propõe realizar a reflexão e questionamento sobre os preconceitos da sociedade com relação ao louco e a loucura. Essa Parada tem o intuito de contribuir com aqueles que lutam para promover ações atentas às complexidades e especificidades dos sujeitos em sofrimento psíquico e garantir a construção de práticas de cuidado nos espaços sociais que promovam o desenvolvimento destes como sujeitos de sua própria existência.
Além do Desfile, que terá concentração a partir das 13h em direção á Praça Getúlio Vargas teremos às 9h, uma Feira de Artesanato e Produtos Coloniais produzidos pelos serviços de saúde, da assistência social, da educação e cultura de Alegrete e região.
No intuito de popularizar o tema, teremos a partir das 16h, o Palco Artístico-cultural com apresentações de vários grupos ligados aos serviços da região e do estado do RS. O Show de encerramento ficará a cargo do Conjunto Vozes do Pago.
Durante a programação os alunos das escolas do município, estarão sendo convidados a participarem da parada fotografando e captando imagens em seus celulares que dialoguem com o tema “Sou louco, tchê pelos meus direitos!” O Concurso de Fotografias em celular será atividade que premiará a imagem mais votada de 12 escolhidas por uma Comissão formada por fotógrafos profissionais. Durante todo o dia, os mentaleiros vão dispor livros em locais públicos, como um banco da praça, da lanchonete, das paradas de ônibus para que pessoas possam pegá-los, lê-los, e colocá-los em outros lugares, fazendo o processo se repetir, como ocorre em vários lugares do mundo. É o Projeto Livro Livre.

De perto ninguém é normal!

 

Fórum Gaúcho de Saúde Mental/Núcleo Alegrete
 

Acompanhem nosso blog https://paradagauchadoorgulholouco.blogspot.com

e nossa música Paradinha pela Vida!

https://www.youtube.com/watch?v=jrfNl3ZY644&feature=share