Maternidade cria grupo de acompanhamento a pacientes

10 votos

Fonte: Folha de Boa Vista (Clique aqui)

Seguindo o que preconiza o Plano de Qualificação das Maternidades do Norte e Nordeste e Amazônia Legal do Ministério da Saúde (MS), o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth criou um grupo formado por técnicos da saúde com objetivo de aproximar a comunidade da unidade de saúde.

A primeira reunião do grupo aconteceu ontem. A Direção de Ensino e Pesquisa da maternidade, que está à frente dos trabalhos do grupo, se reuniu para oficializar a criação do grupo técnico.

O grupo, denominado Espaço do Usuário, realizará reuniões diárias para ouvir pacientes e seus acompanhantes quanto a possíveis problemas, reclamações e sugestões para a maternidade. A equipe é composta por quatro profissionais, sendo uma biomédica, uma farmacêutica bioquímica e duas psicólogas.

As reuniões ocorrerão de segunda a sexta-feira, durante uma hora, no auditório da unidade de saúde. O convite será feito em todas as alas para quem queira participar. Após a rodada de conversa será aplicado um questionário de satisfação entre os pacientes e acompanhantes participantes.

No documento, os pacientes e seus acompanhantes poderão ou não se identificar, informando o leito e a ala, comunicando ainda como é o atendimento que está recebendo no hospital, além de tirarem as dúvidas quanto a saúde e sugerirem algumas mudanças. Um levantamento mensal será realizado e o resultado publicado no site da maternidade.

Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa do hospital materno, Bianca Costa, a cada reunião será produzida ainda uma ata com todas as sugestões e reclamações que nortearam as discussões. O documento será apresentado à direção da unidade de saúde.

A direção do hospital se mobilizará para resolver os problemas que tiverem solução imediata. No caso de denúncias, o paciente ou acompanhante será encaminhado à Ouvidoria para que seja apurada por meio de processo administrativo.

“A criação do grupo poderá mudar a rotina de atendimento, assim como melhorar o trabalho de cada profissional”, destacou Costa. “Procuramos não só melhorar o nosso trabalho, mas principalmente concretizar um modelo de atendimento de excelente qualidade para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho vai favorecer a cidadania e aproximar a maternidade da comunidade”, enfatizou.

A diretora-geral do hospital, Ana Carolina Brito, disse que a intenção é melhorar cada vez mais o atendimento em todos os setores da unidade. “As mudanças não são imediatas, são construídas. E é importante que o usuário esteja incluído para que essas mudanças aconteçam”, explicou. (V.L.)