Troca de experiências em SC multiplica as potências de humanização!

11 votos

Dois movimentos que se encontram para trocar experiências em favor da potencialização de estratégias para qualificação do SUS.

Os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu SC receberam em um evento no dia 25 05 2011 a experiência de acolhimento de Pomerode SC.

O Diretor de Saúde Gilberto Gonçalves e seu colega George Schultz ambos médicos da Estratégia Saúde da Família do município de Pomerode localizado no Médio Vale do Itajaí tem vivenciado a experiência de acolhimento das demandas livres na atenção básica naquele município e não tiveram dúvidas ao aceitar o convite para compartilhar com os profissionais de saúde e gestores do município da região metropolitana de Florianópolis as vivências de aceitar o desafio de buscar uma maneira mais democrática de acesso dos usuários das unidades de saúde do município.

Todas as unidades de saúde acolhem a livre demanda utilizando se da ferramenta classificação de risco e considerando as vulnerabilidades e direitos sociais dos usuários favorecendo o direcionamento de fluxo correto, buscando dar maior resolutividade as demandas e atendendo as necessidades da população, porém sem deixar de realizar as atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças.

Há também um coletivo (GTH) que coloca em análise o dispositivo para cada vez mais adequá-lo a realidade local. 

O evento, além de mostrar aos colegas que é possível criar estratégias de enfrentamento para os problemas comuns do sistema de saúde tomando como base um dispositivo da Política Nacional de Humanização, acaba por proporcionar um intercâmbio de informações entre dois município que embora próximos pouco se comunicam. Este nó da rede que se conecta passa a ser não só aprendizado como referência e potência energética para seguir fazendo um SUS que dá certo!

Além de provocar a reflexão dos profissionais do município anfitrião, o movimento de sair de seu município acaba por revigorar as forças de quem tem a compartilhar e passa também a prender com esta outra realidade.

Ganhamos todos! Ganha o SUS!

Parabéns pessoal, sucesso para todos!

Patrícia S C Silva

Blumenau SC