Árvore do CAPS plantada em Biguaçu!

10 votos

Clarice Lispector escreve em sua crônica "Um reino cheio de mistério" publicado pela Rocco em Crônicas para Jovens do Rio de Janeiro e seus personagens : 

"Plantar é criar na Natureza…"

 

 

Vivemos este momento mais que emocionante não só por compartilharmos o ato de plantar árvores, mas de abrir a porta de mais um serviço público de saúde no município de Biguaçu.

O CAPS agora possibilitará um maior apoio aos usuários em suas necessidades de saúde. A equipe de saúde mental do município já vinha atuando de forma muito potente realizando atenção especializada na área de saúde mental, mas especialmente apoio (matriciamento) às equipes de saúde da família proporcionando um aprendizado das equipes para que continuem a oferecer uma atenção integral aos usuários de sua abrangência. 

Este modo de ação também integrada ao NASF do município tem multiplicado um olhar de humanização para todas as unidades de saúde.

O evento, além de ter sido um espaço de integração de profissionais de saúde, gestores e políticos como é comum neste momentos, foi acima de tudo um marco referencial de vínculo dos usuários do serviço com o espaço físico a ser utilizado para diversas atividades terapêuticas (consultas, oficinas, socialização, aprendizado, etc.).

O ato de plantar uma árvore mais que um ato simbólico marcou a vida de todos que compartilharam aquele momento. A árvore crescerá junto com o trabalho, com a equipe, vinculada a seus usuários e os familiares.

Muitos depoimentos de vida puderam ser compartilhados deste o início da tarde, culminando com o plantio. 

"Plantar é criar na Natureza. Criação insubstituível por outro tipo qualquer de criação.(…) Um dos gestos mais belos e largos e generosos do homem, andando vagarosamente pelo campo lavrado, é o de lançarna terra as sementes." Clarice Lispector

Sucesso! Desejo muitas outras árvores na vida de todos!

Patrícia S C Silva

Blumenau SC