A gestão local em um serviço psiquiátrico comunitário como estratégia para a materialização do SUS e resgate da autonomia

10 votos

Estratégia para a materialização do SUS e resgate da autonomia

A gestão local em um serviço Psiquiátrico comunitário como estratégia para a materialização do SUS e resgate da autonomia: O caso do Conselho Gestor do CAPS.

Uma inovação das políticas públicas de saúde, falando em gestão participativa SUS, observa-se a importância em que a sociedade tem ao interferir na gestão das políticas públicas de acordo com o contexto em que se insere. Observa-se que para que esse tipo de gestão se materialize, é necessário que todos os envolvidos se reconheçam como sujeitos ativos e responsáveis, e que seja construído um ambiente democrático, tornando as instituições mais permeáveis a esse valor.
Até as últimas décadas do século passado, era inconcebível pensar em gestão participativa no campo da psiquiatria, visto que a organização do campo se apoiava na premissa de que loucura significava ausência de razão, sendo o Louco um subcidadão desprovido de direitos. Contudo, recentemente esse quadro começa a ser modificado. Quando diversos países iniciam o processo de reforma psiquiátrica. No Brasil o movimento é marcado de Redemocratização nacional, além da influência de outros países, especialmente a Itália. Com a Reforma Psiquiátrica, busca-se um novo status para o louco e a loucura, onde os portadores de transtorno mental possam ter sua autonomia assegurada. O campo da psiquiatria brasileira começa a se organizar, a fim estimular a implantação de dispositivos de cuidado que permitam pôr em pratica as transformações assistenciais, jurídicas, e culturais propostas pela reforma da assistência no território. Ao logo da experiência observa-se a real importância de Gestão Participativa no CAPS, além de por o SUS em prática a partir de uma assistência pautada pela integralidade e participação popular, constituir uma via para o exercício cotidiano da cidadania, auxiliando na conquista e reconhecimento de direitos de pessoas que eram excluídas ao longo da história.