Prevenção do suicídio-Desafio da saúde pública

11 votos

 Sou Luiane Faria, acadêmica do curso de psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria-RS, aluna do professor Douglas Cassaroto,da disciplina de Introdução a Psicologia da Saúde..

O professor Douglas propôs como método de avaliação que escolhecemos um texto ou um artigo oferecido por ele para que discutíssimos em aula afim de compartilhar com os colegas nosso conhecimento e que também publicássemos aqui no blog para que outros alunos e profissionais das áreas afins viessem a enriquecer nosso entendimento.Com este propósito escolhi a seguinte publicação:Prevenção do Suicídio- Manual Dirigido a Profissionais das Equipes de Saúde Mental (Ministério da Saúde-Brasil /organização Pan-Americana da Saúde/Universidade Estadual de Campinas).

Este trabalho me fez refletir profundamente quanto as ações nos Caps,porta de entrada da maioria dos casos que apresentam risco de suicídio,o quanto é importante a preparação do profissional frente a esse desafio e principalmente o quanto a nossa saúde pública tem crescido e o paciente tem ganho graças as intevenções multiprofissionais.

Hoje o suicídio é um problema da saúde pública que vem crescendo significativamente no Brasil. Apartir disso tem se pensado desde 2006, nas estratégias para a prevenção,pois para cada suicídio cerca de 5-6 pessoas próximas da vítima sofrem consequências de ordem emocional, social e até econômica.Essas estratégias de esforço de rede envolvem diversos profissionais da área da saúde trazendo assim ao paciente e sua família, um amplo atendimento que visa diminuir essas trágicas consequências.

Os maiores riscos de suicídio se dá entre aqueles pacientes que sofrem de algum transtorno como:esquizofrenias,transtorno esquisofrênico,ou transtorno bipolar,bem como deprecivos e dependentes químicos.

A preparação e formação do profissional é fundamental pois a criação de um vínculo saudável é um ecxelente começo.Através desde vínculo é que se pode chegar ao apoio emocional que ele tanto necessita, essa abordagem precisa ser muito bem pensada pois estamos lidando aquilo que o paciente tem de mais valioso: a vida! E nosso foco é este, fazer com que ele volte a ver dessa forma,para isso o cuidado, a preocupação e a compaixão da equipe são  imprescindíveis.

Essa abordagem é dada nos Centros de Atendimento Psicossocial(Caps), onde profissionais de áreas da saúde atuam em rede afim de recuperar a auto-estima do paciente,tanto através de terapia,encaminhamento a psiquiatras quando necessário, como uso de farmacos.

Uma equipe e um único propósito salvar vidas este, penso eu, tem sido um dos maiores ganhos da saúde pública nos últimos tempos, a preparação, orientação e cooperação de diversos profissionais afim de minimizar problemas de ordem psíquica e resgatar a autonomia de pessoas que nada mais tinham a perder. Reinserir o sujeito novamente em seu contexto social,regatando identidades,famílias e pessoas.