Arraial junino no HILP interage pacientes, pais/acompanhantes e trabalhadores.

14 votos

 

 

Na manhã do dia 15 deste mês, no Hospital Infantil de Teresina, os pacientes,  os acompanhantes e os profissionais pararam por algumas horas para curtirem uma festa junina, ao som de sanfona, zabumba e triangulo, ao ritmo do forró pé-de-serra. O espaço do refeitório infantil foi pequeno para acomodar todos os participantes, que num clima de descontração acompanhavam com muita ginga as músicas que eram tocadas.   O evento foi organizado pelas estagiárias do curso de Serviço Social da UFPI, através do projeto de intervenção: Informação em saúde e cidadania na sala de  espera, que tem como objetivo potencializar o protagonismo  e a cidadania dos usuários, através do implemento de ações sócio-educativas, como palestras e rodas de discussões sobre os direitos sociais e formas de acesso, e de atividades lúdicas.

A doença e a hospitalização quase sempre se constitui em experiências dolorosas  para a criança e a sua família. Assim, um dos desafios dos profissionais e´ tornar o ambiente hospitalar mais humano e melhor adaptado `as  necessidades da clientela infantil e pais/acompanhantes. Ações  como  esta ajudam a minimizar as situações de sofrimento causadas pela doença e pelo tratamento, fortalecendo o bom humor e a socialização das crianças. Através da vivencência  de atividades lúdicas, elas passam a cooperar mais efetivamente nos procedimentos terapêuticos.

Um dos momentos emocionantes da festa foi a improvisação de uma  quadrilha  envolvendo os pacientes, acompanhantes e profissionais, puxada pela Profª Lucia Vilarinho, professora de estágio  das alunas. Na seqüência foram escolhidos o rei e a rainha caipira, através de um animado desfile  dos pacientes, sob os aplausos calorosos de uma torcida formada pelos pais/acompanhantes e pelos profissionais. Outro destaque da festa foi a presença do humorista Dirceu Andrade, que deu um show com as suas piadas bastante divertidas. O riso, a alegria foi geral, fazendo os pacientes e acompanhantes esquecerem a situação de doença, reduzindo assim o estresse e a angústia causada pela hospitalização. “ foi uma manhã muito divertida para os pacientes e acompanhantes…fez a gente esquecer que está num hospital”. Falou a Srª Josefa, mãe da criança Josue´, 2 anos de idade.  “ A festa foi linda e gostei muito. Nunca tinha visto isto nos hospitais por onde já passei”. Comentou a Srª Jucilene, mãe da Rayssa, de 5 anos

Outro momento de grande descontração, foi a realização de um bingo, com distribuição de brinquedos para as crianças vencedoras.

No final da festa, foi servido um lanche com pratos típicos para todos os participantes.