Amajarí discute implantação da Política Nacional de Humanização

13 votos
O primeiro passo rumo à implantação da Política Nacional de Humanização na Unidade Mista Jair da Silva Mota, no município de Amajari, a 164km da capital, foi dado na tarde desta segunda-feira, 20. O resultado será a implantação de pesquisas de satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde (Sus).
A unidade mista, que atende emergências e o Programa Saúde da Família, foi a primeira visitada pela Assessoria de Humanização, da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau), que pretende estender a ação aos demais municípios, como parte do plano de trabalho de 2011. Participaram da reunião, servidores e gestores.
O assessor de Humanização da Sesau, Wagner Costa, explicou que a Política de Humanização é feita por trabalhadores, usuários e gestores, tripé fundamental para que o sistema funcione. “Só se faz humanização em colegiado, em grupo. Não tem outra forma”, explicou.
            Conforme Costa, o atender bem o usuário está dentro da política, mas a política prima por humanizar o serviço, dar acesso e resolutividade, ou seja, além de acolher a demanda do usuário, o servidor da saúde precisa resolver o problema ou dar o encaminhamento para quem pode resolvê-lo.
            Dentro do pactuado durante a reunião, que contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Ivonilza de Souza Guimarães, da coordenadora do Atendimento ao Público, Shirlene Moreira, ficou de a Secretaria Municipal de Saúde fazer um trabalho interno de divulgação das ações e reunir, uma vez por semana, com usuários e servidores para falar dos serviços oferecidos.
            A aposta é que com a troca de informações, haja uma aproximação do usuário da unidade e uma interação entre os setores. “E consequentemente melhore a qualidade dos serviços prestados”, afirmou o assessor de Humanização da Sesau.
            A próxima visita ao município de Amajari está programada para 30 de junho, quando será sugerida a criação de um grupo de trabalho de humanização, para que os integrantes comecem a se reunir e discutir melhorias. 
            Na avaliação da Shirlene Moreira, da Coordenação do Atendimento ao Público, o primeiro encontro foi positivo, pois as pessoas começam a acreditar que os serviços podem ser melhorados. A expectativa dela é que com a criação do grupo de trabalho e o monitoramento, várias ações sejam implementadas. “Acreditamos que será uma forma de aproximar a comunidade da unidade e resolver algumas demandas”, analisou.
Veja mais fotos, clique aqui

 

Rebeca Lopes
ASCOM SESAU