Vivendo uma experiência multiprofissional: essa é nossa Doce Alegria

11 votos

Existe desde 2004, no ambulatório da FURB, um projeto chamado Doce Alegria, que começou com o objetivo de atender crianças e adolescentes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1. Porém, com o passar dos anos, os profissionais de Medicina e Serviço Social (integrantes iniciais do projeto), viram que não davam conta de todas as demandas trazidas pelos usuários e que os tratamentos prescritos não traziam resultados efetivos no controle do Diabetes. Desde o início deste ano, esse atendimento foi ampliado e seu objetivo modificado. Agora, o Programa de Atenção Integral à Criança e Adolescente Portadores de Diabetes tipo 1, inclui professores e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Odontologia e Farmácia que prestam assistência à esses pequenos clientes e seus familiares.

Uma vez por mês é feito um grupo sobre um tema escolhido pelos pacientes e seus familiares. Não fazemos palestras, usamos metodologias ativas, trazendo para a roda as informações que eles já tem sobre o assunto do dia. E ninguém usa jaleco no grupo, porque percebemos que isso inibia a participação dos pacientes.

A cada 15 dias a equipe se reúne para estudar textos e artigos sobre educação em saúde e para discutir os casos atendidos, planejando ações em conjunto. A equipe também tem feito um trabalho com as equipes de ESF que atendem essas crianças e nas escolas onde elas estudam. Assim, ampliamos nossa rede de apoio e ficamos como referência para esses profissionais. Ainda é cedo para falar em resultados, mas percebemos que os pacientes estão vinculando mais com a equipe e essa por sua vez está mais motivada. Para os alunos, é uma experiência nova, pois estão vivendo na prática o trabalho multiprofissional. É um belo exemplo de como as ferramentas da Humanização são poderosas para transformar a realidade.