Acadêmicos da Área da Saúde Realizam I Mostra de Humanização no HUUFMA

10 votos

O grupo de Pesquisa em Saúde Mental do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do projeto de extensão “Sobremesa com Arte”, está realizando, desde o dia 11 de julho (segunda-feira), no Hospital Universitário da UFMA, a I Mostra Humanização para os servidores, clientes e acompanhantes.

A Mostra, que tem como objetivo chamar a atenção dos profissionais para a humanização do atendimento em saúde, ocorrerá até a próxima quarta-feira, 13, com exposição de fotografias e textos reflexivos sobre o cotidiano dos pacientes, produzidos acadêmicos do curso de medicina, farmácia e de outros cursos da área de saúde, coordenados pela Prof. Dra. Artenira S. Sauaia.

O projeto Sobremesa com Arte tem desenvolvido ações como essa com o objetivo de inserir a arte no ensino em saúde e contribuir para a resolução de conflitos ligados à dor e ao sofrimento bem como a humanização no ambiente hospitalar.

O diretor- geral do HUUFMA, Dr. Vinicius Nina, visitou a exposição e elogiou bastante o trabalho desenvolvido pelo grupo de extensão “A mostra captura de uma maneira muito singela a linguagem não verbal dos nossos pacientes e nos remete a reflexão por nos tornarmos mais humanos no ato de cuidar. Estão todos de parabéns.”

“Toda iniciativa que visa levar o estudante de medicina a uma atividade extracurricular ajuda muito, porque nos faz ver a nossa escolha profissional de uma nova forma, com um olhar mais humanizado”, disse a aluna do 3º do Curso de Medicina, Sara Campos, participante do projeto.

A exposição tem apoio do Núcleo de Humanização do Hospital Universitário.