Videoconferência: Profissionais dos 14 municípios serão atualizados em assistência ao pré-natal em Roraima

14 votos
    Participam da capacitação 14 municípios; as aulas começam a partir desta terça-feira, dia 19         
             O cuidado com o bebê começa na gravidez. Nesse sentido, o Núcleo Interdisciplinar de Capacitação para a Saúde da Mulher, o Centro de Referência Saúde da Mulher, a Assessoria de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde (MS) realizam  videoconferências, com o objetivo de atualizar profissionais de saúde dos 14 municípios sobre a assistência ao pré-natal.
            A primeira vídeo será transmitida em dois momentos.  Uma no dia 19, terça-feira, e a outra no dia 26 de julho, ambas, com início às 14h30, por meio da Plataforma tecnológica/IP, na Universidade Virtual de Roraima. O curso é voltado aos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos envolvidos na condução dos serviços de pré-natal à população roraimense.
            Por meio da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), os gestores municipais serão convocados para garantir a maior participação dos profissionais. A mobilização é para que consiga tanto o espaço da Univirr nas localidades, para assistirem a aula via satélite sem sair do município, quanto à liberação dos técnicos para o sucesso da qualificação.
            Conforme a palestrante, ginecologista-obstetra Cíntia Dantas, no primeiro dia será abordada as novas recomendações do MS ao pré-natal, o número de consultas e o que é preconizado para gestantes de baixo risco. “As doenças mais comuns entre mulheres, que não se previnem na gravidez, são hemorragia, infecção e pressão alta”, disse.
A médica destacou a importância do pré-natal, devendo ser feito até no máximo a partir dos 120 dias de gestação uma vez por mês, o que preconiza no mínimo seis consultas. Com eles, é feito o rastreamento do preventivo, reduz parto prematuro, infecções vaginais, que rompe a bolsa antes do tempo e entre outras doenças.  
            Para a ministrante do curso, as mudanças acontecerão quando o serviço de saúde informar melhor sobre a ampliação da saúde em família. “Reforçar a busca ativa de gestantes nos domicílios, por meio dos agentes comunitários, pode sim ser uma alternativa. Mas, a população também precisa criar o âmbito de procurar a saúde para prevenir e não só tratar as doenças”, orientou.
            PRÓXIMA
            Na outra terça-feira, 26, o tema será sobre as intercorrência e protocolos clínicos em caso do aparecimento de doenças durante a gravidez. Cíntia conclui ressaltando que uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal, assim evita-se hemorragias pós-parto ou outras infecções.
             
ASCOM SESAU – (095) 2121 0507