Projeto “Diálogo Ortopédico” realiza debate com profissionais do HUT

11 votos

Em comemoração ao dia do motociclista, a equipe do setor de Clínica Ortopédica do Hospital de Urgência de Teresina Dr Zenon Rocha (HUT), da Prefeitura de Teresina, realiza durante a manhã desta quarta-feira (27), mais um encontro com profissionais da área de saúde, pacientes e acompanhantes, desta vez, para discutir a temática do seguro DPVAT nos casos de acidente envolvendo motocicletas.

A discussão faz parte do projeto multidisciplinar “Diálogo Ortopédico”, que realiza encontros semanalmente para debater temáticas relacionadas à ortopedia, e é idealizado por equipe de profissionais das áreas de psicologia, assistência social e enfermagem que atuam diariamente com pacientes ortopédicos.

Naiane Nogueira, psicóloga do HUT, explica que esta iniciativa tem o objetivo de permitir um diálogo interdisciplinar atrelando informação aos usuários em um espaço de troca de experiências, que propicie formação de vínculos entre equipe e usuário. A psicóloga também destaca que a intenção é expandir o projeto a outros setores do Hospital.

“Estamos sempre buscando trabalhar a interdisciplinaridade com a área ortopédica, procurando abranger profissionais da maior quantidade de áreas possíveis. A próxima reunião será com um profissional da nutrição para fornecer informações acerca do serviço”, enfatiza a psicóloga.

De acordo com o assistente social José Francisco, os debates do projeto visam tratar de temas do cotidiano dos pacientes que chegam diariamente ao HUT. “Pensando em discutir temas do dia a dia, trazemos todas as quartas-feiras um profissional diferente para esclarecer assuntos relacionados à ortopedia. E em comemoração ao dia do motociclista, tratamos do dpvat, seguro que indeniza vítimas de acidentes com veículos automotores ”, explica o assistente social.

Para o enfermeiro Ronaldo José, gerente da clínica ortopédica, o projeto possui relevância para o tema abordado com paciente e acompanhante, uma vez que se percebe a grande incidência de paciente vítimas de acidente de trânsito e principalmente de motocicleta no Hospital. “O Diálogo Ortopédico abrange assim a informação e orientação de serviço, aumentando o elo entre o paciente e profissionais.”, finaliza o enfermeiro.