II Seminário Internacional sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade

17 votos

 "Ao reduzir a existência ao seu mínimo biológico, o biopoder contemporâneo nos transforma em meros sobreviventes" – Peter Pál Pelbart 

O Fórum sobre a Medicalização da Sociedade agencia novamente uma postura ativa e alegre na reedição do Seminário Internacional sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade ( novembro de 2011, em São Paulo ).

Postura ativa porque não se conecta com as forças ressentidas que tomam a infância e suas manifestações como campo de provas de novos medicamentos para novas supostas doenças.

Postura alegre porque em conexão com as forças que afirmam as potências das diferenças próprias da vida. Escutar, acolher e acompanhar essas manifestações é fabricar um antídoto para as tendências de uniformização das subjetividades, é resistir `a forma padrão criada pela psiquiatria biológica contemporânea – a também suposta "normalidade".

E para alimentar ainda mais a vitalidade deste encontro, buscam o brilho de figuras emblemáticas como Thomas Szasz que, aos 92 anos de idade, considerou a possibilidade de vir ao Brasil. E se emociona com o convite. Para quem não o conhece, fica o link acima referido. Lucidez e generosidade que encantam.

 

Iza Sardenberg

Coletivo de Cuidadores da RHS