Humanizasus: Alegrete realiza capacitação introdutória para agentes comunitários de saúde

10 votos

A "CAPACITAÇÃO INTRODUTÓRIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE”, que se extendeu de 02 á 11 de agosto do corrente, no Salão Azul do Centro Administrativo tem como objetivo sensibilizar os Agentes Comunitários de Saúde para o trabalho de campo que fazem junto aos territórios e regiões de nosso município, compartilhando os vários programas e políticas de humanização da atenção e gestão do SUS, presentes nestas regiões.

Promovido pelo Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva/NUMESC de Alegrete, o curso foi dividido em oficinas com aulas expositivas sobre Secretaria da Saúde e Princípios do SUS; Programa Primeira Infância Melhor, Saúde Bucal, Estratégia da Saúde da Família, Ética e trabalho em saúde, Linha de Cuidado em saúde Materno Infantil, da criança, do Adolescente, do idoso, Saúde do Trabalhador, sistemas e redes em saúde mental coletiva. Constaram, também, da programação as políticas de gestão da saúde, como o sistema de vigilância em saúde, a Assistência Farmacêutica e a educação permanente em saúde.  

A Política Nacional de Humanização da atenção e gestão do SUS foi apresentada com exemplos de ações locais pela psicóloga Judete Ferrari. “Os Agentes de Saúde e seu trabalho com teatro e educação popular em saúde; o NUMESC suas formações e pesquisas na área de saúde pública; as Estratégias de Saúde da Família e suas ações em conjunto com o Programa de Prevenção á Violência, Redução de Danos e Movimento da Vida da educação; o Sistema de Atenção Integral á Saúde Mental com a Parada Gaúcha do Orgulho Louco são alguns dos exemplos vigorosos de políticas de humanização que fortalecem o SUS em Alegrete”, refere Judete.

Os agentes propuseram que a Coordenação intensifique as oficinas de produção de texto, de figurino e dramaturgia para qualificar as ações de educação popular em saúde, que executam. Também fortaleceram a necessidade de trabalhos de matriciamento em prevenção ao suicídio e à violência.

Durante os trabalhos, também estava disponível computador para votação no Sistema de Participação Popular, nas demandas debatidas pelo grupo.

Este curso, vem ampliar ainda mais a experiência destes trabalhadores que são fundamentais para o SUS. É um trabalho muito gratificante abordar e qualificar a história de trabalho que têm os agentes em Alegrete”, explica a enfermeira Jaqueline Albânio, coordenadora dos Agentes Comunitários de saúde de Alegrete.