Pais/acompanhantes debatem os desafios da convivência no hospital

15 votos

Na terça feira (09/08), as Assistentes Sociais do Hospital Infantil Lucidio Portella, por meio da iniciativa Educação para a Saúde e Cidadania, que vem sendo implementada no hospital, promoveram uma roda de discussão  com os pais/acompanhantes das crianças internadas, com o objetivo de debater os desafios da convivência hospitalar frente as normas e rotinas impostas pelos profissionais. As normas, rotinas e orientações sobre o hospital e sobre os direitos dos usuários estão  inscritas no Manual do Usuário/Acompanhante, que é disponibilizado no ato da internação da criança.

Diante da limitação dos espaços físicos, face  a reforma  que o hospital vem passando, o encontro aconteceu no espaço da brinquedoteca, envolvendo a participação de 18 usuários. Entre as diversas dificuldades e desafios colocados pelos acompanhantes, destacam-se: a questão do repouso nas cadeiras preguiçosas, que de acordo com a maioria, são inadequadas para a dormida, principalmente para os quem tem problema de coluna; a falta de um espaço adequado para a lavagem e secagem das roupas intimas, (pois a maioria se constrange em enviar essas roupas para a lavanderia do hospital), e a climatização das enfermarias, pela inexistência de aparelho de ar condicionado.

Nas discussões, foi enfocada a reforma do hospital, a qual trará melhorias  para o acolhimento dos usuários em termos ambientais e de resolutividade, e que o projeto não está totalmente fechado, o que possibilita ainda a inserção de algumas mudanças.

Alguns acompanhantes ressaltaram que muito embora os problemas apontados sejam  desafiadores, gostam do atendimento do hospital, pela forma acolhedora como os profissionais cuidam das crianças. Receberam com muita satisfação a informação de que todos os problemas apontados serão levados para debate no próximo encontro do GTH  com os trabalhadores e gestores do hospital.

O encontro foi finalizado com a distribuição de algumas peças de roupas doadas por um grupo de voluntários, o que deixou os participantes bastante eufóricos.