Mobilização continua em Biguaçu SC

10 votos

Colocando as notícias em dia percebi que o tempo passa mesmo muito depressa e mais ainda quando se tem uma agenda completamente lotada.

Biguaçu segue em seus movimentos de formação da rede de trabalhadores da saúde no sentido de fomentar o acolhimento nos serviços , mas também entre estes trabalhadores e as equipes de saúde entre si . 

Já tendo feitos reflexões sobre o SUS e o conceito ampliado de saúde, com a colaboração da Coordenadora Estadual de Humanização Helen Bunn, o grupo seguiu no dia 11 08 2011 agora debatendo e criando propostas no sentido de minimizar os danos provocados por ruidos de comunicação e a falta de instâncias que favoreçam comunicações de forma mais horizontais no trabalho municipal.

Neste encontro conduzimos os trabalhos abordando questões gerais sobre a comunicação, exercitando inclusive momentos vivênciados na rotina das equipes em relação a esta questão, seja no que se refere a comunicação interna , bem como da gestão com as equipes e vice versa.

Em seguida os grupos colocaram em análise o processo de comunicação que vivenciam no sistema de saúde municipal e em construiram propostas concretas para modificar os cenários desfavoráveis identificados.

A terceira etapa que já está sendo vivenciada, conduzida pelo grupo do NASF, trata da escuta qualificada, o qual o grupo experimentou diversas situações para despertar sua sensibilidade para este aspecto de seus trabalho na saúde.

Muitas coisas já estão se modificando, e novas ações virão com certeza.

Parabéns, em especial, ao grupo do NASF que tem levado esta proposta de trabalho com grande seriedade e tem exercitado seu papel de apoiadores das equipes de saúde apoiados na política de humanização.

Parabéns aos trabalhadores que tem encarado com ousadia e desejo esta proposta de fazer um SUS melhor.

Patrícia S C Silva

Blumenau SC