Hospital de Itapema ganha nova subestação de energia

9 votos

O Hospital Municipal Santo Antônio de Itapema recebeu na segunda-feira (22) uma nova subestação de energia, junto com um gerador para emergência com potência de 180 KVA. Ambos os equipamentos foram adquiridos pela prefeitura e representam um investimento de R$ 148 mil.

De acordo com o engenheiro eletricista do Departamento de Iluminação Pública de Itapema, Leonardo da Silva Pereira, o gerador do Hospital tem capacidade para suprir 100% da carga da instalação e opera de forma automática. “Quando ele detecta a falta de energia da concessionária, em poucos segundos entra em operação, garantindo o funcionamento total do hospital por várias horas”, explica.

O engenheiro eletricista destaca ainda o diferencial que o investimento representa em relação aos outros hospitais da região. “Na maioria deles, inclusive nos particulares, em caso de interrupção no fornecimento da concessionária, o gerador começa a funcionar, porém não consegue suprir diversos setores do hospital até a volta da energia”, completa.

O secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, juntamente com o engenheiro responsável e os técnicos da Celesc, esteve presente no momento da ligação dos equipamentos. “A nova subestação e o gerador significam uma etapa importante da reforma do nosso hospital. Esta parte elétrica é base de toda a ampliação de espaço e de equipamentos que o hospital receberá”, comemora.

O antigo gerador do hospital dispunha apenas de 5 KVA, potência 20 vezes menor do que o atual, e insuficiente para garantir o funcionamento de todos os equipamentos em casos de emergência. “Teremos segurança e autonomia nas frequentes quedas de energia que acontecem em dias de chuva forte e em toda a temporada de verão, garantindo energia ininterrupta ao ambiente hospitalar”, completa o secretário de Saúde.