Maternidade instala placa sobre Direitos e Deveres dos Usuários – Roraima

11 votos

 O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) instalou no corredor principal da unidade uma placa com os Direito e Deveres dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é informar aos profissionais de saúde e a população sobre seus direitos. Com isso, todos poderão contribuir com a melhoria dos serviços ofertados.
A carta é a Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, do Ministério da Saúde. A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde está disponível a todas as pessoas, no seguinte endereço eletrônico: www.saude.gov.br e no rol da maternidade, única unidade hospitalar do estado de Roraima que disponibilizou a carta aos usuários e profissionais.
Na placa, a população terá acesso na íntegra aos direitos e deveres dos usuários do SUS. Para a enfermeira Rebeca Souza, a iniciativa da unidade é boa, pois o SUS é o melhor sistema de saúde pública. “Porém, a falta de informação é um dos problemas para o funcionamento adequado do serviço”, diz.
Para Rebeca, os profissionais de saúde devem estudar sobre o SUS e os usuários também, pois precisam conhecer seus direitos para poder reivindicá-los. “Hoje, as pessoas reclamam dos problemas de uma forma grosseira, justamente por não terem conhecimento de seus direitos e deveres”, afirma.
De acordo com o diretor técnico do HMINSN, Alexandre Peloso, a maternidade procura se aproximar da população e com isso, garantir que os serviços sejam ofertados com resolutividade. Além disso, a população tem direito à informação sobre os serviços de saúde, como preconiza a carta.

PLANO DE QUALIFICAÇÃO

A instalação da placa foi resultado de uma articulação feita pelo apoiador institucional da maternidade (Wagner Costa) que juntamente com a direção da maternidade conseguiram recursos junto a SES/RR para a elaboração da arte e confecção do quadro.

Para Wagner Costa, essa é mais uma ação que mostra o valor do Plano de Qualificação das Maternidades, que nos dois últimos anos vem contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pela instituição. 

A arte foi elaborado pelos técnicos do centro de informática da SES/RR e está disponível para aqueles que desejarem seguir essa iniciativa (clique aqui). O arquivo está em formado Corel.

 

DIREITOS
Entre os principais direitos e deveres da carta estão: o direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde. Tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde e o direito ao atendimento humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, confortável e acessível a todos.