Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras – Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra

15 votos

A Política Nacional de Humanização apresenta como um de seus princípios a "defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, raça/cor, origem, gênero e orientação sexual" (Documento Base – PNH). Mas, como em nossas práticas cotidianas atualizamos este princípio?

Uma das formas de fazer atualizar este princípio, parece ser o de colocar em movimento, no seu sentido amplo, a discussão sobre o racismo e a intolerância religiosa. Ao olharmos e partilharmos de políticas públicas como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra que traz como marca o "reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde, com vistas à promoção da eqüidade em saúde" (Política Nacional de Saúde Integral da População Negra), observamos a necessidade de reafirmar que estas discussões que emergem na análise dos processos de trabalho em saúde, precisam ser enfrentadas.

Neste sentido, vale compartilharmos do movimento que vem sendo realizado pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que convida para Mobilização Nacional Pró-saúde da População Negra 2011. A Mobilização acontece desde de 2006 e tem por objetivo reafirmar os avanços do Sistema Único de Saúde, mas evidenciar que as desigualdades raciais em saúde ainda persistem.

Proponho então que possamos abrir o debate na RHS, não apenas fazer movimentar o tema, mas evidenciar experiências de cuidado que nos sirvam de subsídio para nossas lutas. Conhecemos a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra? Como atualizá-la em nossas práticas cotidianas em saúde?

Mais informações, basta clicar em: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra