Técnicas sem o uso de medicamento ajudam grávidas no parto

12 votos

O relaxamento para dominar a ansiedade e o estresse no pré-parto e parto, são técnicas não farmacológicas adotadas por profissionais do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). O método ajuda as gestantes a terem um parto mais humanizado, sem dor e, sobretudo, sem o uso de nenhum tipo de medicamento, ou seja, o parto acontece de forma natural com o esforço da mãe, auxiliada pelos médicos.

As sessões são individuais e acontecem dentro da Ala das Orquídeas, onde as mulheres grávidas esperam a hora do parto normal. O trabalho visa passar para as mães tranquilidade, segurança e autocontrole para que elas possam ajudar no nascimento do filho junto aos profissionais durante o parto.

Segundo Deise Dany, psicóloga do HMI, gestantes relaxadas, menos ansiosas, além de fazerem os exercícios de respiração orientados pelas fisioterapeutas para reduzir a carga de estresse com certeza, terão um parto sem muitas dores.

A psicóloga ressaltou que o papel do profissional é fazer com que as mães diminuam a carga emocional que elas se encontram, pois o desconhecido já gera medo. Ela disse também que o principal é ajudar a tornar a hora do nascimento um momento sem traumas, mas de alegria e de amor.

Deise relatou que o princípio da técnica começa desde o momento que a mulher chega à unidade, muitas vezes em estado elevado de estresse e preocupação. “Fazemos no ato do acolhimento, sessão de massagem, no intuito de elas poderem relaxar a musculatura do corpo evitando o descontrole no momento do parto”, afirmou.

RESULTADOS – Foi comprovado cientificamente que um parto tranquilo, ajuda ser mais rápido o aleitamento materno, contribuindo assim, o vinculo afetivo entre a mãe e o bebê mais cedo. “Isso pode influenciar no crescimento do bebê, sem problemas na mastigação ou dentição. E possivelmente vai torná-lo uma pessoa mais segura e sem dificuldades de relacionamento”, comentou Deise.

Dentre os fatores que aumentam a percepção dolorosa no parto estão, o medo, estresse, tensão e fadiga, frio, fome, solidão, desamparo social e afetivo, ignorância pelo que está acontecendo e, sobretudo, o ambiente estranho.