Em roda, profissionais problematizam o conceito de saúde para construção de um compromisso de co-responsabilidade no hospital.

15 votos

 Uma vez por semana os pais/acompanhantes das crianças internadas no HILP se reúnem, pra conversarem, discutirem sobre temas variados, envolvendo saúde, direitos sociais, normas, rotinas do hospital, e a importância do controle social nas condições de saúde e de vida da população.

As rodas fazem parte da iniciativa Educação para a saúde e cidadania, e tem como objetivos estimular os usuários para o reconhecimento das suas necessidades de saúde e poder expressá-las nas rodas de discussões, na perspectiva de que esses sujeitos conquistem a auto-estima e a autonomia necessária para melhoria da qualidade de vida, bem como, fomentar a busca de alternativas para solução de problemas e transformação da vida cotidiana.

No dia 30 de setembro, no espaço da Brinquedoteca do hospital, mais uma roda aconteceu, envolvendo 23 acompanhantes e alguns profissionais, cujo foco da discussão voltou-se para o tema saúde e higiene. A proposta da discussão surgiu a partir de uma reunião realizada com os trabalhadores do serviço de limpeza do hospital, para discutirem as dificuldades do setor, em que uma das dificuldades apontadas e´ a falta de colaboração dos usuários na questão da manutenção da higiene dos espaços do hospital.
O problema vem causando um desgaste e insatisfação na equipe da limpeza, e afetando as relações dos profissionais com os pais/acompanhantes.

A Assistente Social Tereza Cristina, abriu a discussão com os seguintes questionamentos: O que e´ saúde para você ? Qual a importância da higiene para nossa saúde ? Como eu vejo a higiene do hospital e o que eu tenho feito para colaborar com a sua manutenção?

Para o Sr. Sebastião Monteiro, saúde e “estar junto com a família”. Ele Justificou que reside fora de Teresina, encontra-se com o filho internado há bastante tempo, e que está sentindo falta da convivência diária com a sua família.
Para a D. Maria do Socorro, “e´ não ter preocupações, tristezas, problemas pra resolver.” Enquanto que para o Sr. Moacir José, saúde “e´ lazer, e´ poder se divertir”. Outros acompanhantes responderam que saúde e´ “um bem estar físico e mental” Entretanto para a maioria, a saúde ainda e´ entendida como ausência de doença, o que reforça a necessidade do fortalecimento das rodas de discussão sobre essa temática, na perspectiva de ampliar a compreensão do que é saúde. A saúde entendida, não apenas como ausência de doença, mas como um conjunto de ações integradas que busquem a qualidade de vida, como: saúde, educação, emprego, renda, saneamento, meio ambiente, lazer, cultura, etc, conforme preconizou o movimento sanitarista.

Na sequencia, foi feito um link da saúde com a questão da higiene, remetendo a discussão para o espaço hospitalar, no sentido de identificar problemas e as propostas para as mudanças necessárias. Os acompanhantes ressaltaram a importância da higiene e as deficiências no hospital, sobretudo nas áreas dos banheiros e enfermarias, e reconheceram a importância do envolvimento dos usuários para a organização e manutenção da limpeza desses espaços. Com relação aos banheiros, uma das sugestões apontadas por eles foi a disponibilidade de material de higiene, como rodo, pano e detergente, permanentemente nesses espaços, para uso dos próprios acompanhantes, nas ocasiões emergenciais.
O Encontro foi considerado bastante proveitoso, criando um clima de co-responsabilidade entre os presentes, em relação ao processo de produção de saúde no hospital.