Estagiários desenvolvem atividades no HMI – Roraima

14 votos

 

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) conta com o apoio diário de 70 estagiários. São estudantes de nível superior e médio. Eles atuam nos três turnos de trabalho. Os estagiários são supervisionados pelos professores ou pelos profissionais da unidade. O trabalho é coordenado pela Direção de Ensino e Pesquisa (Depe).

São os acadêmicos de medicina, odontologia, fisioterapia, farmácia, psicologia, gestão hospitalar e enfermagem. Há ainda o convênio entre a unidade e outras instituições de ensino que possibilita a atuação de estudantes de nível médio, como técnicos de enfermagem, radiologia e laboratório.

_____ Para a diretora de Ensino e Pesquisa do HMI, Bianca Costa, com a parceria, todos os envolvidos são beneficiados: a unidade transfere conhecimento aos acadêmicos; o paciente recebe um melhor aporte técnico; e os estudantes recebem melhor auxílio na formação profissional. “Nosso interesse é formar novos profissionais que valorizem o processo de humanização em saúde”, afirma.

Entre as vantagens fornecidas pelo estágio está a ampliação do mercado de trabalho para os futuros profissionais de saúde. De acordo com a professora do curso de fisioterapia da faculdade Cathedral, Francieli Romano, desde 2005, quando iniciou o estágio com os acadêmicos de fisioterapia na unidade, os profissionais passaram a ser inclusos nas equipes.

Um exemplo é a função do fisioterapeuta na sala de parto, implantada na unidade desde o início deste ano. A intenção é facilitar o nascimento do bebê e diminuir as dores e o tempo de trabalho de parto das pacientes. “Os acadêmicos iniciaram o trabalho. Os resultados foram tão bons que hoje a unidade contratou fisioterapeutas para fazer parte da equipe da sala de parto”, conta.

As pacientes e os recém-nascidos recebem atendimentos dos estagiários no pré-natal, na ginecologia e no follow-up, isto é, programa que atende bebês prematuros, com síndromes ou que tiveram algum problema na hora do parto. Além disso, as mulheres mastectomizadas recebem atendimento dos estudantes.

Para a acadêmica do sexto semestre do curso de odontologia, Iana Carolina Alves, estagiar na maternidade é uma das melhores experiências que ela está passando. Nas unidades hospitalares ela tem a oportunidade de está em contato direto com os pacientes. “Aqui atendo bebês, que é a área na qual pretendo atuar”, afirma.

Segundo Iana, ir a campo há uma enorme contribuição entre paciente e aluno. “A gente colabora com a melhoria para a qualidade da saúde do paciente e ganhamos experiência. Quando começo a aplicar a aplicar teoria fico mais apaixonada pelo curso e ainda me sinto útil”, diz.